Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Sony insistiu várias vezes ao longo dos anos que o modelo centrado no Game Pass da Microsoft não seria adequado para o PlayStation. A empresa deixou claro que não tem planos no futuro próximo de colocar todos os seus jogos em um serviço de assinatura no mesmo dia do lançamento, acreditando que isso teria um impacto nas vendas. Agora, documentos internos vazados do recente ataque de dados à Insomniac Games parecem corroborar essa ideia.
De acordo com os documentos compartilhados por um usuário no Reddit, as vendas de Horizon Forbidden West “estagnaram” depois que o RPG de ação em mundo aberto ficou disponível no PlayStation Plus em seu segundo ano. Os documentos mostram um gráfico comparando as vendas de Forbidden West em seu segundo ano com as de seu antecessor, Horizon Zero Dawn, destacando uma queda comparativa notável nas vendas, apesar de um “enorme influxo” de jogadores chegando ao jogo através do PlayStation Plus.
A Sony também afirma nos documentos vazados que esperava um aumento de receita ano a ano de 30%, totalizando $124 milhões, com base nas vendas do segundo ano de Horizon Forbidden West. No entanto, após a adição ao PlayStation Plus, a Sony reduziu essas projeções para um aumento de receita ano a ano de 9%, totalizando $35 milhões, representando uma perda de $85 milhões na receita de varejo.
É importante ressaltar que Horizon Forbidden West teve seu sucesso comercial, independentemente disso. No início deste ano, a Sony anunciou que o jogo havia vendido mais de 8,4 milhões de unidades em todo o mundo (contra um orçamento de $212 milhões, conforme vazamentos em julho).
Veja Mais:
Horizon Forbidden West está disponível no PS5 e PS4, e será lançado para PC no início de 2024.