Comentários

Conhecidos na série Halo como "Elites", os Sangheili são sem dúvida alienígenas icônicos de ficção científica e sem eles a série não seria a mesma. Eles existem desde Halo: Combat Evolved e ainda estão arrasando na galáxia, como mostra os Banished em Halo Infinite.

Do lado de fora, eles são alienígenas resistentes e cobertos de escudo de energia que podem a qualquer momento pipocar você com armas de plasma antes de chegarem de perto e cortá-lo ao meio com suas espadas a laser. Eles são muito mais do que apenas alienígenas vestindo armaduras elétricas com sabres de luz. Então, para aqueles curiosos sobre como eles ganharam uma posição tão alta de influência dentro do Império, aqui está como os Elites se juntaram ao Covenant.

Quem são os Sangheili?

Os Sangheili são uma espécie inteligente e militarista que acredita no poder acima da ciência. Eles são criaturas bípedes altas com mandíbulas abertas cheias de dentes, o que normalmente sugeriria que eles seriam monstros irracionais. No entanto, eles seguem um sistema rigoroso de guerreiros que acreditam em um código de honra com uma forte conexão com a família.

Embora teimosa, a espécie está aberta a mudanças, dada a quantidade de raciocínio que eles tem. Eles também são constantemente treinados para serem lutadores desde muito novos, tornando-os os soldados perfeitos para o Império Covenant.

O planeta natal Sangheili

A raça Sangheili evoluiu em Sanghelios, um mundo que, como outros, foi visitado pelos Forerunners eras atrás para coletar o DNA de sua raça. Os Sangheili viveram em relativa paz e harmonia durante a maior parte de suas vidas, embora com batalhas ocasionais entre Clãs. Então o disparo dos anéis eliminou todos eles junto com todas as outras formas de vida inteligente na galáxia.

Depois que a espécie foi semeada novamente em seu planeta natal pelos Forerunners, eles praticamente continuaram de onde pararam. Expandindo como uma espécie com tecnologia e vivendo relativamente feliz, até descobrirem artefatos deixados para trás pelos Forerunners. Nesse ponto, eles começaram a adorar esses objetos e qualquer adulteração deles era considerada uma heresia punida ao extremo, embora esses objetos fossem mais tarde estudados em segredo, com tecnologia de engenharia reversa por cientistas Sangheili.

Eventualmente, a raça descobriria a capacidade de usar a tecnologia slipspace e começaria a explorar a galáxia mais ampla ao seu redor, criando colônias e expandindo sua influência. Seu pseudo-Império era relativamente vasto e ainda propenso a algumas lutas internas, a mais notável foram as Batalhas de Clãs de Sanghelios, uma época em que vários clãs de Sangheili travavam guerra entre si pelo domínio ou para resolver disputas.

Encontro com os Profetas

Mais tarde, eles encontrariam os San’Shyuum (os Profetas), uma raça de alienígenas igualmente avançados que também reverenciavam os artefatos Forerunner que foram deixados para trás na galáxia. As duas raças, quando se encontraram pela primeira vez, travaram uma guerra santa, pois cada uma discordava sobre como a tecnologia Forerunner deveria ser adorada. Os Sangheili achavam que deveria ser deixado em paz e inalterado, enquanto os San’Shyuum acreditavam que eram presentes para serem usados como bem entendessem.

Era uma guerra que os San’Shyuum já haviam lutado antes entre eles durante seus primeiros anos como civilização, então eles sabiam como lidar com eles mesmos. Enquanto os Sangheili eram fisicamente mais capazes e numerosos, a tecnologia dos San’Shyuum era muito mais avançada e, portanto, cada combate resultava em baixas extremas para os Sangheili.

Formando o Covenant

Depois de anos de atritos que reduziram substancialmente o número de ambas as espécies, um cessar-fogo foi chamado e uma aliança desconfortável foi feita, pois até mesmo os mais devotos viram que a sobrevivência de ambas as espécies dependia da reconstrução da tecnologia Forerunner para o bem de todos.

E assim foram dados os primeiros passos do Império Covenant. Embora o relacionamento tenha tido seus problemas nos primeiros dias, com grupos rebeldes ainda cheios de ressentimento da guerra anterior, depois de um tempo os dois finalmente prosperaram.

O Papel Sangheili dentro do Covenant

Como uma das poucas raças dentro do Império Covenant a alcançar a tecnologia Slipspace sem interferência externa, os Sangheili receberam uma posição relativamente alta dentro do Império. Embora fossem usados principalmente como força militar, a espécie trouxe uma quantidade surpreendente de avanços médicos e tecnológicos para a hegemonia do Covenant como um todo.

As coisas funcionaram problemas por um tempo à medida que o Império se expanda, trazendo outras espécies de mentalidade semelhante. Eventualmente, atingiu em tamanho e poder um ponto em que eles começaram uma guerra contra a Humanidade depois de descobrir uma de suas colônias, julgando-os hereges que precisavam de uma boa purgação.

O Grande Cisma

O Grande Cisma é um evento na longa história do Covenant que ainda é sentido durante a era atual dos jogos Halo. Foi uma guerra civil brutal que dividiu o império e custou milhares de vidas alienígenas, fraturando as tênues alianças feitas ao longo de centenas de anos, gerando vários grupos dissidentes. Com cada facção lutando constantemente pelo poder, o Império Covenant foi completamente dividido pelas mãos daqueles que o criaram.

O ponto de partida que causou o Cisma foi uma mudança política durante os últimos meses da guerra contra os humanos que viu o Alto Profeta da Verdade e uma série de Jiralhanae tomando a maior parte do poder e influência no Império para si. Após a morte do Profeta do Arrependimento por Master Chief, os Sangheili foram ainda mais destituídos de seus papéis, pois foram considerados impróprios pelos San’Shyuum.

Durante os eventos da Queda da Alta Caridade, os Sangheili sofreram um massacre em massa nas mãos de seus aliados, os Jiralhanae. Essa tentativa brutal de assassinato de uma espécie inteira criou um cisma quando os Sangheili formaram uma aliança tênue com os humanos. Eles também se juntaram a outros membros do Covenant, como Unggoy e Mgalekgolo, que já tinham ressentimentos anteriores com o Império.

Pós Grande Cisma

Após o Grande Cisma, havia um enorme vácuo de poder dentro do Covenant. Sem nenhuma força singular para preenchê-lo, a maioria das raças anteriormente envolvidas se dividiu em grupos dissidentes e lutaram entre si para ganhar o controle. A sociedade Sangheili, em particular, mergulhou na anarquia absoluta. Sem governo centralizado, eles se separaram em clãs guerreiros mais uma vez.

O que restou da espécie após as brutais guerras civis foram grupos que ainda adoravam os ensinamentos dos San’Shyuum, aqueles que os rejeitaram, e aqueles que se venderam para quem desse o maior lance, geralmente os Banished. Com a espécie fraturada e ainda tentando limpar a mancha escura do Covenant de sua história, um pouco de paz foi restaurada em seu planeta natal, com Sanghelios mais tarde se tornando um refúgio seguro para o pessoal sobrevivente da UNSC depois que Cortana assumiu o controle da Terra e da maioria das colônias humanas.



Comentários