Comentários

Com certeza você já deve ter ouvido sobre os IVs de Pokémon GO. Eles afetam as batalhas de reides, ginásios e PvP, afinal, são eles que decidem se seu Pokémon é bom ou não. E neste guia, iremos falar sobre como eles funcionam.

O Básico

Então, os IVs significam Individual Values, que podem ser traduzidos como Valores Individuais. Basicamente, isso é a genética do seu Pokémon. Entenda que nem todos os Pokémon são iguais. Ainda que você tenha 9 Pokémon da mesma espécie, eles terão CPs (Pontos de Combate) diferentes. Ainda que você tenha capturado todos no mesmo dia ou hora.

Mas qual o motivo disso acontecer? Os IVs afetam os números básicos de seu Pokémon. Mas quais são os valores básicos?

  • Ataque (Que afeta o dano que ele causa no adversário)
  • Defesa (Que afeta o dano que ele recebe do adversário)
  • HP (pontos de saúde)

Mas quando você pede para avaliar seu Pokémon, você notará uma grande diferença:

Percebe que nem todas as barras estão iguais? Isso acontece porque ele possui diferentes IVs em cada atributo. Em Pokémon GO, cada Pokémon tem o potencial de ter +15 pontos em cada atributo (ataque, defesa ou HP) além dos pontos base que sua espécie possui. E quanto mais pontos “extras”, ele tiver, melhor seu IV. No caso de Armored Mewtwo, os pontos base são esses:

  • Ataque – 182
  • Defesa – 278
  • HP – 214

Então, todos os Armored Mewtwo começam com esses pontos acima, mas os IVs vão além desses pontos. Na figura avaliada, temos um Mewtwo com 14/15/14 (ou seja, 14 de ataque, 15 de defesa e 14 de HP). E isso gera:

  • Ataque – 196 (base + individual) 182+14
  • Defesa – 293 (base + individual) 278 + 15
  • HP – 228 (base + individual) 214 + 14

Entenda que um Mewtwo com 0 de IVs em todos os atributos se manterá igual ao base, mas quanto mais próximo de 15 em cada atributo, melhor.

E no que isso influencia nas batalhas?

Essa é bem fácil, quanto maiores os IVs do seu Pokémon em cada atributo, mais chances ele terá nas batalhas. E isso se aplica tanto a reides, ginásios ou PVPs. Geralmente postamos vários movesets para cada monstrinho aqui no site, mas entenda que o golpe não é tudo.

Digamos que você possui um Machamp com moveset mais recomendado. Se você enfrentar um amigo em uma batalha PvP com um Machamp usando o mesmo moveset, vencerá aquele que tiver melhores IVs. Afinal, um que consegue ter 15/15/15, causará mais dano e receberá mais golpes que um monstrinho com 0/0/0.

Devo transferir os Pokémon com IVs imperfeitos?

Isso depende. Ainda que um Pokémon não tenha IVs perfeitos em todos os atributos, alguns valem a pena manter. Um bom exemplo é o seguinte: Imagine que você tem um Lucario voltado apenas para batalhar em ginásios e derrubar os defensores dele. Se você conseguir um com IV perfeito em ataque, mas com IV 0 em defesa, tudo bem. Ele funciona para o papel de atacante.

Como mudar os IVs do meu Pokémon em Pokémon GO?

A única forma de fazer isso em Pokémon GO é trocando ele com um amigo. No jogo, cada troca faz com que seu IV seja recalculado ao chegar no seu amigo. Mesmo que seu Pokémon tenha IVs perfeitos, ele pode chegar com IVs 0/0/0 no seu amigo. Entretanto, ele nunca poderá voltar pra você, pois cada Pokémon só pode ser trocado uma vez.

Uma notícia boa é que a cada nível novo de amizade, os IVs mudam para os Pokémon. Se você é melhor amigo, o mínimo de IV que conseguirá com um amigo é +5. Já se você tem uma amizade sortuda, o mínimo é +12.

Como garantir bons IVs em Pokémon GO?

Uma dica é que se o Pokémon estiver com boost de clima, o IV mínimo que ele virá é +4 em cada atributo. Entretanto, ao chocar um ovo ou fazer um encontro por completar uma pesquisa de campo, você tem a chance de pegar um Pokémon com um IV de +10 em cada atributo.

E os IVs dos Pokémon Sombrosos?

Os Pokémon sombrosos ganham +20% de ataque e -20% de defesa. Purificar um Pokémon adiciona +2 de IV ao ataque, defesa e HP.



Comentários