Comentários

Tudo que envolve a franquia GTA e a Rockstar Games costuma ter um peso enorme no mundo gamer e com essa novidade não foi diferente. Derrubando sites oficiais, recorde de visualizações em um curto período e inúmeras menções em todos os cantos, a Grand Theft Auto The Trilogy – The Definitive Edition fez um enorme alarde e hoje analisamos aqui um dos game, o GTA: San Andreas – The Definitive Edition.

Groove Street, home

Groove Street… No mundo inteiro, talvez a rua mais famosa dos games. Mas para o Brasil, tem um sentimento especial. Muita gente jogou GTA: San Andreas aqui no nosso país e por conta disso existe um sentimento de forte ligação com o game. Voltar ao jogo com boas melhorias é sensacional.

Reprodução/Rockstar Games

Deixando claro desde já que não são melhorias absurdas, mas que fazem jus ao prometido pela Rockstar e deixam a experiência muito melhor.

Na Definitive Edition do game, os destaques ficam por conta dos gráficos e jogabilidade, afinal o resto do game não sofreu qualquer mudança. Iremos discorrer sobre ambos os aspectos na sequência. De modo geral, pode-se dizer que foi muito bom voltar a San Andreas e a nossa famigerada rua, fazendo com que a clássica frase do início game fosse mais marcante do que nunca.

Jogabilidade moderna

Temos um misto de modernização com muitos aspectos do original mantidos. De maneira geral o jogo conseguiu evoluir para deixar a gameplay melhor do que o antigo, mas ainda tem pontos que poderiam ter sido melhorados.

O que mais me incomodou foi a falta de inserção de novos checkpoints. Não é nem uma questão de dificuldade, mas hoje em dia o timing dos games está muito atrelado a isso e em San Andreas, um jogo de quase 20 anos atrás, não era assim. Pode esperar que caso faça 90% de uma missão e falhar, muito provavelmente você voltará do início dela.

Também, segue sendo necessário ir até um ponto específico para salvar o jogo. Nesse caso, acho que é uma característica marcante do game, mas ainda sim poderia ter tido um salvamento automático.

A maior mudança foi em um dos aspectos mais vitais do game: No combate. Primeiro, no corpo a corpo, a sinalização de quem você está mirando está melhor e é possível ter mais controle nas suas ações, o que foi muito importante na gameplay. Quanto as armas, agora a roda de seleção está presente e isso modernizou bastante a forma de escolher, trazendo o jogo para a atualidade.

Reprodução/Rockstar Games

O sistema de mira e de dirigir tiveram boas melhorias também, mas não foram grandes. Nesse caso, em ambos, a sensação que se tem é de que temos mais controle no que queremos fazer e toda a ação é mais orgânica. Não está tão travado ou “quadrado” como no game original, o que deixou a experiência muito melhor.

Gráficos muito melhores

Devemos separar os gráficos de GTA: San Andreas – The Definitive Edition em duas partes: Personagens e cenário.

O visual dos personagens não é ruim, mas causa estranheza. É uma espécie de algo mais moderno com forte presença de desenho, ficando difícil entender o que quer ser transmitido. Também, o modelo dos personagens está bem esquisito e por vezes ocorrem deformações nos corpos, mas é algo que se acostuma, não se tratabdo de bugs ou coisas do tipo.

Reprodução/Rockstar Games

Agora, quanto aos cenários, é uma experiência muito interessante. Realmente a melhoria foi notável e conseguiram entregar um conteúdo de boa qualidade. Os sistemas de folhagem, texturas e iluminação estão um verdadeiro show.

É possível ver uma grande mudança nos diferentes tipos de clima e no que eles proporcionam nos ambientes do game, sendo um jogo mais ativo e realista. A quantidade de novas sombras e detalhes é realmente satisfatória e deve agradar aos fãs. Não é difícil parar para admirar o visual do game em vários momentos.

Reprodução/Rockstar Games

O remaster vale a pena

A conclusão é de que o remaster de GTA: San Andreas – The Definitive Edition vale a pena sim. O sentimento de nostalgia junto das modernidades colocadas seja na jogabilidade ou nos gráficos fazem com que uma experiência já conhecida se torne atrativa e viciante. Poderia ter sido melhor, ainda mais vindo da Rockstar, mas o que foi entregue está longe de ficar devendo, ao menos em San Andreas.

Positivo
  • Jogabilidade melhorou
  • Gráficos estão ótimos
  • Nostalgia
Negativo
  • Modelo de personagens
Nota 8