Comentários

O aguardado Grand Theft Auto 6 não foi adiado por conta das recentes demissões realizadas pela Rockstar Games, segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg.

A declaração veio após uma onda de especulações de fãs que associavam o segundo adiamento do jogo às polêmicas dispensas de funcionários ocorridas nas últimas semanas.

Imagem: Divulgação

Adiamento de Grand Theft Auto 6

Na terça-feira (6), a Take-Two Interactive confirmou que GTA 6 será lançado em 19 de novembro de 2026, empurrando a data original de maio do mesmo ano.

O anúncio aconteceu poucos dias depois de a Rockstar ser acusada de práticas antissindicais, ao demitir cerca de 34 desenvolvedores — 31 no Reino Unido e 3 no Canadá.

O momento próximo entre as duas notícias levantou suspeitas sobre uma possível ligação entre os eventos.

Schreier, conhecido por sua cobertura precisa sobre os bastidores da Rockstar, refutou essa teoria em uma publicação no fórum ResetEra. “

O jogo não foi adiado seis meses porque 34 pessoas foram demitidas há uma semana”, escreveu o repórter.

Segundo ele, o motivo para o anúncio do adiamento foi simplesmente o calendário financeiro da Take-Two: “Foi anunciado hoje porque a Take-Two divulgou seus ganhos hoje.”

O jornalista não citou fontes diretas neste caso, mas seu argumento se alinha ao histórico da empresa.

Nos últimos anos, quatro dos cinco anúncios sobre GTA 6 coincidiram com apresentações de resultados financeiros da Take-Two, reforçando a tese de que o adiamento foi comunicado por razões estratégicas.

Apesar disso, Schreier reconheceu que as recentes demissões podem vir a impactar o desenvolvimento do jogo no futuro.

Questões como queda no moral interno, possíveis disputas legais e dificuldades em preencher cargos seniores podem resultar em novos atrasos, ainda que indiretamente.

Enquanto isso, a Rockstar sustenta que as demissões estão ligadas ao vazamento de informações confidenciais por meio de um servidor privado do Discord.

Já funcionários afetados contestam a justificativa, alegando que o servidor era usado para tratar de pautas sindicais.

O episódio reacendeu o debate sobre as condições de trabalho dentro dos estúdios da Rockstar e adicionou mais um capítulo de tensão à conturbada produção de Grand Theft Auto 6.

Fonte: GameRant