Comentários

Após anos de espera, Gran Turismo 7 volta aos fãs como uma verdadeira declaração de amor ao automobilismo.

Com inúmeros aspectos que fazem do game único, sem dúvidas os fãs da franquia e os de corrida no geral devem se divertir.

Agradecemos a equipe da PlayStation Brasil pelo envio do acesso em antecipado.

Ligação histórica e ótimo simulador

Gran Turismo 7 pode ser separado em dois grandes pontos. Primeiramente, é um jogo que tem uma ligação histórica com os carros de maneira notável, carinhosa, o que mostra uma construção bem interessante. O outro ponto é o foco em ser de fato um simulador, passando distante de outros jogos mais arcades, ou seja, descompromissados com a realidade.

Falando deste sentido histórico, Gran Turismo 7 promove uma bela passagem por toda a construção de vários tipos de carros até o que temos hoje. Explorando diferentes épocas e culturas, temos objetivos os quais são necessários para liberar as máquinas e a cada conquista, uma explicação sobre o tipo de modelo em questão.

Reprodução/Sony

Somos guiados pelo chamado “Café” no game. Em um menu intuitivo e simples, ali as ações ocorrem e podemos decidir o que fazer. Desde ir para corridas, ver a nossa garagem, mudar as configurações do game e, é claro, seguir na campanha principal.

No Café, temos a base de progressão do jogo. São colocados diversos modelos de carros de uma mesma “família” e realizando algumas corridas, liberamos eles para nosso uso. Por exemplo, o jogo mostra mais sobre os carros compactos japoneses e neste momento existem objetivos para três corridas, como “acabar as 3 pistas entre os três melhores”. Conseguindo o que foi dito, liberam-se os carros.

A cada nova conquista é apresentado um longo trailer contando sobre a história e nascimento do modelo, o que é bem interessante para os amantes de carro.

Reprodução/Sony

Os carros não são o único atrativo e diferencial do game. Temos algumas das pistas mais famosas do mundo e como apresentado nos trailers de divulgação, a criação delas foi bem realista, sendo uma verdadeira experiência de simulação.

O jogo se coloca na posição de ser um grande simulador. Desde a apresentação dos carros, ao modelo realista das pistas e toda a história contada, espere por um game próximo da realidade. Atingiu bem seu objetivo.

Jogabilidade precisa

Novamente continuando no âmbito da simulação, a jogabilidade do game é precisa e não se mostrou problemática em basicamente nada. O jogo tem uma boa fluidez no geral e os carros tem uma diferença notável de um para outro.

É claro que em diferentes tipos de pistas são necessárias abordagens diferentes. Com tamanha variação, é necessário saber qual tipo de carro utilizar em cada ambiente. Se em uma pista que exige alta velocidade contínua como a clássica Daytona o jogador optar por utilizar um carro dos anos 50, é óbvio que a resposta não será das melhores.

Reprodução/Sony

Mesmo assim, tudo é muito coeso. Para os iniciantes ou menos apegados a este tipo de game, o jogo oferece níveis de dificuldade e assistência os quais possibilitam a gameplay para qualquer um. Já para os mais experientes a ideia de simulador coloca uma experiência desafiadora e que precisa entender muito bem como utilizar cada carro.

As customizações e “tunar” os carros tem uma boa importância no jogo. Desde aspectos visuais até os mais focados no desempenho do automóvel, o game consegue lidar bem com a relação de não deixar uma evolução desenfreada e ao mesmo tempo ser acessível aos jogadores. São muitas opções dessa customização, sendo possível alterar tudo que se imagina no carro.

O multiplayer do game é ótimo e não tem grandes novidades em relação ao que estamos acostumados. Não é um ponto negativo não ter grandes novidades, pelo contrário, afinal pelo o que oferece o modo mostra servidores estáveis, conexões rápidas e uma gameplay acessível, de fácil entendimento e progressão, sendo facilmente viciante.

Uma boa experiência

A conclusão geral é de que Gran Turismo 7 é necessário para os fãs de corrida. O jogo proporciona uma experiência leve, divertida e que não deixa de ser um simulador.

Os principais pontos fortes são a grande variação em todos os sentidos, a acessibilidade possibilitada para os diferentes tipos de jogadores e toda a homenagem ao automobilismo.

Sem dúvida tem o caminho certo para ser um sucesso e se estabilizar como um dos grandes jogos de corrida no mercado.

O game estará disponível no próximo dia 4 de março para PS4 e PS5.

Positivo
  • Boa jogabilidade
  • Ligação histórica com os carros
  • Pistas realistas
  • Excelente variação
Nota 8