Comentários

Apesar de trazer adaptações da mitologia nórdica, o God of War de 2018 e sua sequência, Ragnarok, apresentam muitas diferenças nas histórias dos deuses. No artigo de hoje mostramos as principais mudanças que a franquia de games fez em relação a mitologia.

Odin

O grande vilão de God of War: Ragnarok é Odin. Embora ele só apareça oficialmente no segundo game, foi mencionado com frequência ao longo do primeiro como alguém que cruzaria o caminho de Kratos. Odin e os outros deuses nórdicos sabiam do Ragnarok, mas não podiam fazer nada para evitá-lo. No jogo, o deus conhecia apenas partes da profecia e ficou paranoico ao tentar mudar seu destino. Ele selou passagens para outros reinos e tentou roubar as informações restantes do Jotunn, mas foi banido de Jotunheim.

O seu destino na mitologia nórdica foi semelhante ao da maior parte do panteão: ele pereceu durante o Ragnarok, sendo engolido por Fenrir. Em God of War, Odin foi derrotado por Kratos, Freya, e Atreus – o filho de Kratos, por fim, capturou sua alma em uma esfera. Embora Freya tenha decidido não matar Odin, Sindri destrói a esfera e acaba com o deus de uma vez por todas, em uma vingança pela morte de Brok.

Thor

Ao longo dos últimos 10 anos, sempre que falamos em Thor, a maior parte do público certamente se lembra primeiro da versão loira e esbelta interpretada por Chris Hemsworth nos filmes da Marvel. Mas essa adaptação é completamente diferente da mitologia nórdica. Thor é retratado originalmente como um grande guerreiro ruivo, assim como vimos em God of War Ragnarok.

Os poemas nórdicos dizem que Thor era um guerreiro extremamente leal e honrado, no game não é exatamente assim. Ele constantemente se refere a si mesmo como um destruidor e, embora seja leal a Odin, é principalmente por medo, e não por honra. Sua esposa, Lady Sif, implora para que Thor desafie o Pai de Todos, mas ele prefere se afogar em cerveja após matar qualquer criatura que Odin ordenar.

Como a maioria dos deuses nórdicos, Thor morre durante o Ragnarok. Além do Jotunn, seu outro grande adversário é Jormungand, a Serpente do Mundo. Na mitologia, ele e a serpente se matam. Já em God of War, é Odin quem acaba com seu filho.

Freya

Freya é a esposa de Odin tanto em God of War quanto na mitologia nórdica. Ela é conhecida principalmente como a deusa do amor e da fertilidade, mas também tem grandes habilidades em batalha. Tanto nas histórias quanto nos games, ela procura proteger seu filho, Baldur, e para isso o abençoa com invulnerabilidade, pedindo a todas as criaturas vivas que não o machuquem, exceto o visco. Em God of War, o feitiço é visto mais com uma maldição, já que Baldur não conseguia sentir nada, muito menos dor. Embora Kratos tenha o matado para proteger Freya, ela jurou vingança contra o espartano. Supõe-se que Freya sobreviveu ao Ragnarok, já que ela não é mencionada nas histórias sobre a batalha.

Baldur

Baldur é conhecido na mitologia nórdica como o deus da luz e da paz – mas isso é tudo que ele não é em God of War. No game, o personagem é retratado como um deus excêntrico e caótico que entrou em um estado de loucura por causa da maldição de invulnerabilidade de Freya, que queria proteger o filho. Em seu surto, o deus tentou matar a mãe, mas Kratos o impediu derrotando-o para sempre. Só que isso acelerou a chegada do Ragnarok.

Na mitologia, ele era considerado o favorito entre os deuses e amado por quase todos. Quando ele e a mãe tiveram um sonho sobre sua morte, Freya pediu a quase todas as criaturas vivas não machucassem Baldur, mas esqueceu de pedir o visco. Loki se disfarçou e descobriu sobre a fraqueza de Baldur, e então enganou o deus cego Hodor para jogar uma lança com visco nele.

Odin enviou seu filho Hermod para tentar persuadir Hel a reviver Baldur. Ela o reviveria se todas as criaturas vivas chorassem por ele, como um sinal de que era realmente amado por todos. Mais uma vez disfarçado, Loki não chorou, e Baldur foi então deixado no submundo com Ragnarok a caminho.

VEJA TAMBÉM

Tyr

Tyr, o deus nórdico da guerra, é o completo oposto de Kratos e Ares, os deuses gregos da guerra. Ele usou seu poder para buscar justiça, não para uma matança sem sentido. É o responsável pela construção do Templo no Lago dos Nove que permite viagens mais rápidas entre os Nove Reinos.

Em God of War Ragnarok, Kratos e Atreus acreditam ter resgatado Tyr, que aparentemente estava morto. Na verdade, ele foi preso por Odin depois de perder seu papel como o Deus da Guerra. No entanto, é revelado que Odin estava se passando por Tyr para espionar Kratos e Atreus, enquanto o verdadeiro ainda estava preso em algum lugar em Asgard.

Ao longo da mitologia nórdica, Tyr perde a mão direita após colocá-la dentro da boca de Fenrir como isca para que os deuses pudessem amarrar o lobo. Quando percebeu que os deuses o enganaram e não conseguia se livrar de suas amarras, o lobo arrancou a mão do deus. Tyr acabou, de qualquer forma, sendo morto durante o Ragnarok pelo lobo Garm.

Freyr

Irmão de Freya, Freyr é conhecido como o governante da paz e da fertilidade. Ele é originalmente um deus Vanir que viveu em Alfeim, a pátria dos elfos, e é um dos mais queridos entre os deuses.

Freyr ensinou a muitos dos deuses Aesir os segredos de como colher colheitas e cultivar a terra, mas eles falharam por causa de sua teimosia. Ele então descarregaram suas frustrações em Freyr e tentaram matá-lo, mas ele conseguiu fugir para Vanaheim. Isso deu início à guerra Aesir-Vanir, que terminou com Freya se casando com Odin e solidificando o domínio do Pai de Todos sobre os Nove Reinos.

Ao contrário da maioria dos deuses nórdicos, o destino de Freyr em God of War Ragnarok se alinha com seu destino na mitologia nórdica. Ele morreu pelas mãos de Surtr, o gigante do fogo responsável pela destruição de Asgard. No jogo, se sacrifica para que todos possam escapar pelo portal de volta a Midgard.

Heimdall

Um dos deuses nórdicos mais importantes tanto na mitologia quanto em God of War Ragnarok é Heimdall, uma figura chave na vinda do Ragnarok. Na mitologia, ele é responsável por avisar os Aesir que Ragnarok está se aproximando soprando Gjallarhorn.

No game, enquanto Kratos rejeitou a oferta de Odin em impedir Ragnarok, o espartano tentou parar o evento apocalíptico com Freya para alterar seu destino. As Nornas disseram a Kratos que Heimdall mataria Atreus, então ele foi atrás do deus e acabou com ele.

Loki

A diferença entre a versão da mitologia nórdica de Loki em comparação com Atreus é a mais óbvia. Conhecido como o Deus da Trapaça, Loki tem habilidade de se disfarçar de qualquer pessoa. Resta saber se Atreus desenvolverá um poder avançado de metamorfose, mas atualmente ele pode se transformar em urso e lobo.

Independentemente de Loki ter começado ou não os eventos de Ragnarok de propósito, ele foi o responsável pela morte de Baldur e pela negação de sua ressurreição.

Diz-se que Loki e Heimdall se mataram durante Ragnarok, mas no jogo Kratos é quem matou Heimdall. Dessa forma, Atreus sobrevive ao Ragnarok e embarca em sua jornada para restaurar os gigantes escondidos nos reinos.