Comentários

O Ragnarok é o fim do mundo na mitologia nórdica, e esses eventos foram adaptados para os novos jogos da franquia God of War. Mas o que desencadeia essa catástrofe, e quais são suas consequências? Explicamos tudo o que você precisa saber sobre os acontecimentos do Ragnarok tanto na mitologia, quanto em God of War.

O que é o Ragnarok?

De acordo com a mitologia nórdica, Ragnarok é a totalidade de vários eventos importantes que incluem a morte de vários deuses e um renascimento completo do mundo. Entre os deuses que encontram seus destinos mortais estão Odin, Thor, Loki, Heimdall, Tyr, Garm e Fenrir.

O Ragnarok não foi apenas o fim dos deuses, mas também do homem. O gigante do fogo Surtr envolve Asgard e a ponte Bifrost em um fogo infernal que se estende a todos os Nove Reinos. No entanto, o evento também sinaliza o início de um novo mundo.

Não há como os deuses ou o homem impedir a catástrofe. Tudo o que Odin ou qualquer outra pessoa pode fazer é prever quando isso pode acontecer. Três sinais de alerta indicam que Ragnarok está chegando: a morte de Baldur, os longos invernos frios chamados Fimbulwinter e, finalmente, o sol, a lua e as estrelas desaparecendo do céu, o que envia o mundo para a escuridão completa.

A morte de Baldur

Como filho de Odin e Freya, Baldur era considerado um dos favoritos dos Deuses. Ele era amado por todos os seres vivos por causa de sua aparência física e disposição alegre, tornando-o o deus da beleza e da luz. Isso está muito distante de sua versão vista em God of War, onde é descrito como implacável e agressivo.

Depois que Baldur começou a ter sonhos que previam sua morte, Freya fez todos os seres vivos jurarem que não o machucariam, exceto pelo visco. A deusa acreditava que o visco era muito pequeno e inofensivo para machucá-lo. Os deuses jogariam todos os tipos de objetos em Baldur para testar sua invencibilidade e, para a alegria de Freya, seu filho permaneceu ileso.

Loki descobriu a vulnerabilidade e criou uma lança de visco, convencendo o deus cego Hodr a testá-la contra Baldur. A lança o perfurou e o matou. Odin tentou argumentar com a deusa Hel para ressuscitá-lo, já que ele era amado por todos. Hel disse que o traria de volta se todos no mundo chorassem por ele, provando que era realmente querido. No entanto, Loki se disfarçou e se recusou a chorar, e Baldur então foi condenado a permanecer entre os mortos. Como Loki era meio gigante, pode-se especular que ele sabia do Ragnarok e matou Baldur por esse motivo.

Em God of War: Ragnarok, Kratos foi responsável por matar o deus nórdico para impedir que ele matasse sua mãe, Freya. Após a morte de Baldur, um longo inverno gelado começa por três anos, é o chamado Fimbulwinter.

O que é o Fimbulwinter?

O segundo sinal do Ragnarok é um inverno de três anos que destrói quase toda a vida na Terra. Fimbulwinter significa “inverno terrível e poderoso” e começa logo após a morte de Baldur. Sabendo que o Ragnarok está quase chegando, Odin buscou a orientação de um sábio gigante chamado Vafthruthnir. O Pai de Todos perguntou quem sobreviveria ao inverno rigoroso, e o gigante disse que apenas Lif e Lifhrasir sobreviveriam e seriam os responsáveis ​​por repovoar a Terra.

Os efeitos da morte de Baldur são sentidos imediatamente no primeiro jogo, já que a casa de Kratos e Atreus está sendo castigada por uma neve implacável no final do jogo. God of War Ragnarok continua a mostrar os efeitos do Fimbulwinter em todo o reino. Embora o inverno seja o segundo sinal, é o primeiro grande evento que faz com que os deuses nórdicos, particularmente Odin, se preparem para o Ragnarok.

VEJA TAMBÉM

Escuridão total

O sinal final do Ragnarok é o mundo sendo consumido pela escuridão total. Diz-se que Skoll e Hati, os dois lobos que perseguem o Sol e a Lua, irão devorar ambos, e isso marcará o início da guerra entre os Aesir (Asgardianos) e os Jotunn (Gigantes). No jogo, Heimdall é enviado em uma missão secreta por Odin para roubar a Lua para tentar impedir Ragnarok.

Sem o conhecimento do Pai de Todos, a profecia de Groa predisse que Kratos e Atreus encontrariam a Lua e devolveriam Skoll e Hati ao céu. Assim que Atreus devolveu a Lua ao céu, ele disparou uma flecha para os lobos perseguirem. Mas a flecha também marcou a chegada do momento final antes do Ragnarok.

Surtr

Tanto na mitologia nórdica quanto no jogo, o gigante do fogo Surtr é aquele que acaba destruindo Asgard. Kratos e Atreus viajam para Muspelheim para convencer Surtr a desempenhar seu papel no Ragnarok. Ele e sua contraparte Sinmara (esposa de Mimir) devem se unir para formar um enorme gigante que dizimaria Asgard.

Surtr queria poupá-la da profecia e não sacrificaria sua vida, mesmo que isso significasse matar Odin. No entanto, ele acreditava que as chamas nas Lâminas do Caos de Kratos poderiam atuar como um substituto adequado e se transformarem no próprio Ragnarok.

A morte dos deuses

Além de Surtr ser profetizado como o catalisador do Ragnarok, houve muitas outras batalhas importantes. Thor e a Serpente do Mundo lutam tanto em God of War Ragnarok quanto na mitologia nórdica, com o Deus do Trovão atingindo a criatura com tanta força que ela é enviada de volta no tempo no jogo. Outras interpretações mitológicas falam de Thor simplesmente matando a serpente, mas também morrendo de ferimentos venenosos após a batalha.

Embora a luta de Thor com a Serpente permaneça consistente, outras batalhas importantes diferem no jogo em comparação com a mitologia. Naturalmente, Kratos e Atreus lutam contra Odin no final de God of War Ragnarok, mas na mitologia nórdica, o Pai de Todos morre lutando contra o lobo Fenrir.

Loki e Heimdall estão destinados a batalharem, mas foi Kratos quem matou o vigia dos deuses no jogo. E enquanto nas histórias Tyr, o deus nórdico da guerra, luta e cai contra Garm, o cão de guarda de Hel, ele ainda está preso por Odin em algum lugar de Asgard no jogo.

Renascimento

O principal resultado de Ragnarok é o mesmo em God of War e na mitologia nórdica: Asgard é destruída. Mas ao contrário das histórias, a destruição de Asgard por Surtr não se estendeu pelos Nove Reinos, já que todos os outros lugares foram poupados no jogo. De acordo com os mitos, o Ragnarok é a destruição total de todo o cosmos, o que significa que nada sobrevive, embora dois indivíduos tenham a tarefa de repovoar o novo mundo.

Depois que Ragnarok passar, o mundo renascerá com Lif e Liftraser. A dupla sobrevive encontrando refúgio na Árvore do Mundo Yggdrasil. Embora se diga o evento significaria a morte dos deuses, alguns conseguiram sobreviver.

Baldur também ressuscitou dos mortos e se tornou um deus para o novo mundo. Especula-se que, como Loki morreu em batalha, não havia outra criatura viva que não choraria por Baldur, permitindo que Hel restaurasse o deus cuja morte deu início ao Ragnarok.

Em God of War Ragnarok, após a guerra, Atreus se encontra com Kratos e revela sua intenção de encontrar os gigantes restantes para cumprir seu destino como Loki. Kratos, acompanhado por Freya e Mimir, se prepara para reconstruir os reinos.



Comentários