Comentários

No dia 17 de julho, o jogo Ghost of Tsushima completou 3 anos desde o seu lançamento. E, para comemorar esta data especial, fizemos um artigo com algumas curiosidades interessantes sobre o game.

Para quem não conhece, Ghost of Tsushima é um game que acompanha a jornada de Jin Sakai, um samurai que precisa proteger a ilha de Tsushima, no Japão, durante a primeira invasão mongol no país. O personagem fica dividido entre seguir o código samurai em que foi criado ou usar métodos desonrosos para eliminar os invasores e salvar seu povo.

Se você ainda não jogou, saiba que ele está disponível no PlayStation Plus, no plano Extra.

1 – Prêmios

O jogo ganhou 13 prêmios, incluindo reconhecimentos no The Game Awards 2020 e no DICE Awards em 2021. E o jogo foi premiado em diferentes categorias, partindo de Melhor Composição Musical até Melhor Direção de Arte.

2 – O público também abraçou

E não foram apenas os críticos que curtiram o game, afinal, Ghost of Tsushima alcançou a maior pontuação de usuários da geração PS4 no Metacritic, mostrando que o público também gostou das aventuras de Jin Sakai.

3 – Referências

Uma coisa que chamou a atenção é que o jogo é rico em referências. Ele faz homenagens ao cinema, quadrinhos e à história, mostrando que houve um zelo de pesquisa e desenvolvimento para trazer a melhor experiência possível.

As referências começam com os filmes dirigidos pelo lendário Akira Kurosawa, que serviram de fonte de inspiração para o desenvolvimento do roteiro. O código samurai apresentado no jogo é baseado no monstrado no filme Shichinin no Samurai.

Os quadrinhos de Usagi Yojimbo também foram fontes para a obra, já que o coelho samurai ajuda seu povo com problemas comuns. E para homenagear o criador da HQ, Jin Sakai ganhou seu sobrenome de Stan Sakai.

4 – Fatos reais

Como dito antes, o jogo tem referências históricas. Ele é ambienado no século XIII, período em que o território japonês foi invadido pelos mongóis. O imperador era Kublai Khan, o mais famoso neto de Gengis Khan, fundador da Dinastia Mongol.

Entretanto, no mundo real não tivemos a presença de um Jin Sakai. A invasão Mongol foi frustrada por um furacão. E até isso serviu de influência, já que a katana de Jin tem gravações com desenhos de ventanias e tempestades.

5 – Tsushima existe?

Sim, a ilha de Tsushima é um verdadeiro paraíso para quem ama a natureza. A ilha faz parte do território japonês, mas está mais próxima da Coreia do Sul. Atualmente, é possível avistar as grandes construções coreanas a partir da costa oeste da ilha.

Para que a ilha fosse reproduzida da forma mais fiel possível, a Sucker Punch enviou sua equipe diversas vezes para o local, captando sons naturais para tornar a experiência ainda mais real.

Leia mais:

A trama acompanha Jin Sakai, que sobrevive a invasão do Império Mongol na ilha de Tsushima, no Japão, que começa a causar o terror e conquistar territórios. O samurai então precisará deixar de lado das tradições para se tornar um Fantasma e garantir a vitória.