FIFA 22 está chegando neste mês para a Playstation Plus e trazemos aqui uma análise completa do game de sucesso da EA.
Mais uma vez, o lançamento anual se mostra parecido com o anterior, mas com boas novidades.
O jogo melhorou
É natural que ano após ano a comparação inicial de todo FIFA seja justamente com o último jogo lançado. O game atual não é diferente e conseguiu ter boas novidades.
Primeiramente, se tratando da parte visual do game, temos uma melhoria significativa nas atmosferas de jogo. É um conceito mais abstrato, entretanto fica de fácil entendimento quando se joga o game.
Comparando com o FIFA 21, no 22 temos mais vida em todos os aspectos do campo. A perspectiva de visão no campo, as torcidas e seus adereços, a forma como os jogadores se movimentam e as chamadas faces em si estão melhores. Cada vez mais a fidelidade visual se faz presente nos jogos da EA.
Quanto ao aspecto de movimentação, temos uma melhora na inteligência artificial do game, ainda mais se tratando de meses após o lançamento.
Os jogadores têm infiltrações mais recorrentes e uma noção espacial de marcação muito melhor, deixando as partidas mais orgânicas e realistas.
Também, a forma como a equipe adversário se comporta de acordo com os jogos é interessante. É possível ver o time recuando quando necessário, mas sem algumas bizarrices antes vistas como posições trocadas.
Outro ponto de destaque é no Modo Carreira, que finalmente recebeu novidades. Com mais oportunidades de negociações, treinos mais abrangentes e toda uma árvore de habilidades para quando jogamos com um único jogador, tivemos uma boa renovação.
Nesse sentido, a imersão está melhorada e se tem um sentimento de maior controle, bem como de envolvimento naquele modo, seja como treinador ou jogador.
Também, é possível criar seu próprio clube, o que é bem divertido. Desde a customização de uniformes e estádios até sua própria torcida, a novidade foi ótima para o game.
Algumas repetições
É natural que tenhamos alguns aspectos que incomodam um pouco, visto que um game de tamanho escopo costuma manter uma receita certeira, mas não ter grandes alterações.
O Ultimate Team segue bem similar, sendo que boas novidades seriam bem-vindas e trariam mais jogadores ao modo online. Não apresenta problemas, mas não deve atrair quem não gostava do tipo de jogo.
As atualizações deixaram o jogo mais rápido, o que agrada a uma pequena parte do público. Tal medida é benéfica para o profissional e até online, mas no geral o jogo fica bem acelerado.
Outro problema, mas este não tão recorrente, é a forma como os times sentem os gols. Caso seja você o goleado, parece que a bola não entrará de jeito algum. Entretanto, se você estiver goleando, parece que tudo dá certo, mesmo no nível mais difícil do game.
Conclusão
FIFA 22 é um bom título e que teve melhorias interessantes, sendo o melhor jogo de futebol no momento.
Considerando que o game estará disponível na PS Plus, vale muito a pena testar e gastar boas horas de gameplay nos seus mais variados modos de jogo.
- Visual melhorado
- Melhor inteligência artificial
- Melhorias no modo carreira
- No geral, poucas novidades