Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O lendário compositor Nobuo Uematsu tem o hábito de incluir palavras em latim em suas músicas; um exemplo particularmente conhecido é a música tema de Sephiroth em Final Fantasy VII, chamada ‘One Winged Angel. E segundo o próprio Uematsu, isso ocorre porque ele queria ser justo tanto com os jogadores de língua inglesa quanto com os japoneses.
“É interessante que eu tenha escolhido o latim – que também usei na abertura de Final Fantasy VIII – porque pessoalmente sempre achei que nossas músicas deveriam ser escritas em japonês“, disse Uematsu em uma entrevista no canal Square Enix Music no YouTube.
“Mas eles queriam atrair os falantes de inglês, então pediram em inglês. Ao mesmo tempo, somos desenvolvedores japoneses que fazem jogos com toneladas de jogadores japoneses, então eu não achava que ninguém realmente entenderia se tivéssemos eles cantando em inglês.
“Tentei mesmo assim em inglês, mas a razão pela qual escolhi o latim para a música de Sephiroth é porque eu imaginava que apenas um punhado de pessoas ao redor do mundo conseguiria entender. Se ninguém entende o idioma, então é justo para todos. Assim, escolhi o latim.”
Uematsu usou o latim para ‘One Winged Angel‘, ‘Liberi Fatali‘ na abertura de Final Fantasy VIII, ‘The Promised Land‘ na abertura de Final Fantasy VII: Advent Children, ‘Audi Famam Illius‘ no tema principal de Super Smash Bros. Brawl, e o tema de Fire Emblem de Super Smash Bros. Brawl.