Comentários

Power Armor, ou Armadura Potente, é um elemento icônico da série Fallout, que está presente em todos os jogos e, geralmente, é parte obrigatória da capa dos jogos. Abaixo, você pode acompanhar um breve histórico sobre a Power Armor no Universo de Fallout. Mais um post da nossa série de Lore do jogo, enquanto nos preparamos para explorar West Virginia em Fallout 76. Note que as Power Armors encontradas neste artigo são as que fazem parte do ‘atual set’ de Power Armors da franquia, que receberam uma ‘remodelagem de sistema’ em Fallout 4, onde deixaram de ser verdadeiras peças de armadura e se tornaram uma espécie de veículo de guerra, onde o jogador é o piloto.

A Origem

Em 2065, a Guerra dos Recursos tomava o mundo de Fallout, com a escassez de petróleo, o Exército Americano não conseguia manter seus veículos de combate atuando, para sobrepujar tal obstáculo, o exército fechou contratos com empresas como a West Tek e Big MT para desenvolver plataformas que permitissem que soldados pudessem operar armas pesadas com facilidade.

Em 2066, os primeiros experimentos não tiveram sucesso, mas a experiência obtida conseguiu abrir caminho para um avanço tecnológico e científico no campo nuclear. No verão do mesmo ano, foi desenvolida a primeira Célula de Fusão a Frio, feita nos Estados Unidos da América. O que se tornou uma grande vantagem para o país. Ao ouvir sobre a descoberta, a China (que se tornou uma das grandes potências mundiais) exigiu que os Estados Unidos compartilhasse combustíveis fósseis e a nova tecnologia, já que o país estava à beira do colapso. Porém, o país americano recusou.

A chegada da Power Armor T-45

Em 2067, a China invadiu o Alasca em busca de reservas de petróleo, o estado foi tomado por soldados e tanques de guerra, obrigando o governo americano a responder o avanço. Para isso, os Estados Unidos contaram com um trunfo: A Power Armor, que teve seu desenvolvimento e fabricação aceleradas para que pudesse chegar no Alasca o mais rápido possível. Em 1 mês, as primeiras unidades estavam chegando no estado. Assim, os modelos T-45 humilharam as tropas chineses, forçando um recuo chinês. Entretanto, a T-45 apresentava alguns problemas:

  • Ela possuía sistemas elétricos e mecânicos expostos
  • Requeria uma armadura por baixo da Power Armor
  • Tinha um grande problema de ineficiência de uso de energia

Tais problemas fizeram que o exército conseguisse recuar as forças chinesas, já que elas eram capazes de aguentar o impacto de mísseis, mas não vencer a guerra.

A Power Armor T-51b surge

Em 2076, a West Tek entregou uma grande produção da T-51B, uma versão aprimorada da T-45. Suas vantagens seriam:

  • Absorver mais de 2500 de impacto
  • Sua estrutura é bem mais leve
  • Sua construção é feita com material mais resistente e polilaminado
  • Tem melhor movimentação, o que oferece uma vantagem tática no campo de batalha
  • Possui um sistema de reciclagem

Em 6 meses, a T-51b se tornou o novo padrão do exército, sendo capaz de expulsar completamente as tropas chinesas do Alaska. Em 2077, finalmente os Estados Unidos conseguiram vencer a guerra no Alaska e reconquistar o território. Entretanto, os Estados Unidos estava sofrendo com um caos civil, visto que a guerra de dez anos acabou consumindo muitos recursos, o que fez com que a população sofresse com fome, gerando diversas revoltas dentro do país. Assim, o exército decidiu usar as T-51b para patrulhar as ruas das cidades, ganhando o poder de polícia sobre a população americana.

Power Armor T-60 – O Ápice

Introduzida em Fallout 4, a T-60 é o pináculo da tecnologia pré-guerra da Power Armor, superando as duas versões anteriores. Ela foi desenvolvida logo após a liberação de Anchorage e foi distribuída para as tropas domésticas americanas um pouco antes da Grande Guerra. As tropas que estavam trabalhando nos Estados Unidos foram as primeiras divisões a receber a T-60.

Visualmente, ela se parece muito com a T-45, mas causa mais dano e tem mais resistência à radiação e energia. O último modelo oficial da linha seria o T-60f.

Enquanto isso, a China também estava em uma situação delicada. Não se sabe quem atacou primeiro, mas sabemos que em 23 de outubro de 2077, o mundo desabou com o uso de armas nucleares, marcando o fim da Grande Guerra. Neste dia, soldados usando T-60 estavam entre aqueles que tentavam manter a ordem nos EUA.

O Pós-Guerra

O holocausto nuclear acabou com todas as inovações e com o modo como a civilização era conhecida, assim, por um século, a T-60 se manteve como o ápice do desenvolvimento militar. O modelo ainda é usado por organizações humanas como a Irmandade do Aço e o Enclave.

Porém, o Enclave, uma organização formada por remanescentes do Governo Americano, continuou o desenvolvimento científico e militar.

Power Armor X-01

Em 2198, começa um programa de pesquisa, responsável pelo desenvolvimento da X-01. Vale dizer que a armadura teve seus primeiros protótipos antes da Grande Guerra, inclusive, é possível ver um deles na Galactic Zone da Nuka-World. Ela também está confirmada no jogo Fallout 76. Porém, os primeiros modelos do Enclave foram feitos em 2215, mas só entraram em campo em 2220. Ela conta com:

  • Sistemas internos de reciclagem
  • Ligas metálicas mais leves
  • Estabilizador de auto-giro
  • Motores de assistência de movimento

Hellfire Power Armor

Em 2270, o Enclave assentou suas forças na Base Aérea ‘Adams’ em Maryland, DC. Onde criou a Hellfire Power Armor, usada exclusivamente pelas tropas de Elite do Enclave. A armadura possui:

  • Resistência ao fogo
  • Potencializador artificial de força

A armadura é a mais avançada no campo das Power Armors, sendo apresentada em Fallout 3. Atualmente, ela está disponível oficialmente para o jogo Fallout 4 através do Creation Club.

O modelo Raider Power Armor

A Power Armor também foi restaurada pelos raiders, que conseguiram incorporar elementos das T-45 e T-51 encontradas abandonadas e as ‘restauraram’ com restos de metal. Obviamente, sua construção precária afeta sua durabilidade e resistência, sem poder fazer frente aos modelos originais.

Excavator Power Armor

Ainda que Fallout 76 seja uma prequel de todos os jogos, ela adicionou uma nova Power Armor, a EXC-17 Excavator Suit. Ela é mais conehcida como Excavator Power Armor, sendo desenvolvida pela Garrahan Mining em colaboração com a West Tek antes da Grande Guerra. Ela foi desenvolvida para proteger os mineradores de contaminação e deslizamentos de terra, além de aumentar a velocidade de trabalho. Entretanto, a unidade nunca entrou em produção total e apenas 5 trajes foram desenvolvidos.

A armadura pega alguns elementos da T-45 e é construída com Titânio Negro para aumentar a durabilidade. A Atomic Mining Services foi contratada para prover Ultracita como combustível da Power Armor, já que o reator anterior causava superaquecimento e problemas de estabilidade.