Em Fallout, os Vaults possuem extrema importância para o jogador – seja pelo fato de acordarmos em um lugar como esse, ou até mesmo o contexto por trás da utilização de tais locais.
No entanto, originalmente os vaults de Fallout tinham outro propósito. E com isso em mente, um dos co-criadores da franquia – Tim Cain – veio a público revelar a verdade por trás dos locais seguros.
De acordo com Tim, a ideia por trás dos vaults era criar um ambiente onde a humanidade pudesse estudar formas de sobreviver caso partíssemos em direção ao espaço. Encarando o futuro, a Vault-Tec encontrou no estudo a oportunidade para explorar como o ser humano poderia viver em locais isolados, com a criação de um ecossistema próprio.
Como Tim menciona no vídeo, esse é um conceito que foi aos poucos expandido em Fallout. Apesar do desejo de utilizar os vaults como meio para a humanidade livremente explorar o universo, no fim das contas, esses locais seguros serviram para abrigar os personagens diante de uma catástrofe nuclear.
Embora não siga o projeto original, os vaults acabaram funcionando muito bem para a civilização pós-apocalíptica da franquia. E no fim das contas, a tecnologia hoje é certamente bem-vinda.
Assim, o propósito original seria de ajudar os cientistas à levar a humanidade a um novo patamar. É interessante esse contraste que existe na franquia, considerando o aguardado Starfield que chega este ano. Pelo visto, faz um bom tempo que a Bethesda se imagina explorando o espaço.