Comentários

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Na GDC 2024, o fundador da Larian Studios e diretor de Baldur’s Gate 3, Swen Vincke, anunciou que não haverá mais nenhuma expansão ou DLC para o aclamado RPG. Ele até mesmo descartou um potencial Baldur’s Gate 4 em favor de algo novo.

No entanto, ao falar com a IGN, Vincke revelou que a desenvolvedora começou a trabalhar na DLC para o título e até considerou uma sequência. “Devido a todo o sucesso, a coisa óbvia teria sido fazer uma DLC, então começamos uma. Até começamos a pensar em Baldur’s Gate 4. Mas ainda não tínhamos encerrado BG3, e pular para algo novo parecia errado.

“Também tínhamos passado muito tempo convertendo o sistema em um videogame, e queríamos fazer coisas novas. Existem muitas restrições para fazer Dungeons and Dragons, e a 5ª Edição não é um sistema fácil de adaptar para um videogame. Tínhamos todas essas ideias de novos combates que queríamos experimentar e elas não eram compatíveis.”

Enquanto a equipe trabalhava em um Epílogo massivo e novos recursos de jogabilidade com suas atualizações, eles estavam incertos sobre como proceder com o DLC. Ao realmente começar a tarefa, Vincke revela: “Você podia ver que a equipe estava fazendo isso porque todos sentiam que tínhamos que fazer, mas não estava realmente vindo do coração, e somos muito um estúdio do coração. É o que nos colocou na miséria e também foi o motivo de nosso sucesso.”

Depois das férias de Natal, Vincke decidiu cancelar a DLC. “Voltei e disse à equipe: ‘Vocês sabem que não vamos fazer isso. Vamos mudar e começar a fazer essas outras coisas que conversamos, que planejamos antes de começarmos Baldur’s Gate.’

“Esses sempre foram os planos para depois, temos dois jogos que queremos fazer e temos muitos conceitos. Então, vamos encerrar Baldur’s Gate 3. Foi ótimo. Fizemos nosso trabalho. É uma história com começo, meio e fim. Vamos passar o bastão para outro estúdio para pegar esse incrível legado.”

Surpreendentemente, ou talvez não, a equipe ficou “radiante” com a notícia. “Pensei que iam ficar zangados comigo porque simplesmente não conseguia reunir energia. Vi tantos rostos radiantes, o que não esperava, e pude perceber que compartilhavam os mesmos sentimentos, então todos estávamos alinhados uns com os outros. E tive tantos desenvolvedores que vieram até mim depois e disseram: ‘Graças a Deus’.

Eu sou sempre o primeiro onde começa com a ideia inicial e depois passo para a equipe. Eles começam a iterá-la e a transformá-la em algo muito melhor. Durante Baldur’s Gate 3, eu lhes apresentei o que seria o próximo jogo… Se vejo que estão empolgados, direi: ‘Ok, vamos fazer isso.’ Se não estiverem, é volta ao zero. Então eles estavam muito empolgados com algumas das coisas que planejávamos fazer.

“Então, a mudança para começar a fazer DLC de Baldur’s Gate 3 era esperada porque é o que se faz… Não tínhamos nenhum antagonismo contra Baldur’s Gate 4 ou DLC, mas o coração não estava lá. Era mais trabalho rotineiro do que realmente estar empolgado. Agora temos a empolgação de volta na sala, e isso é algo muito importante.”

Quanto ao próximo título da desenvolvedora, Vincke infelizmente confirmou que não é Divinity: Original Sin 3. É “diferente do que você pensa”, mas “ainda familiar”. No início deste ano, ele observou que levaria “bastante tempo” antes de discutir o próximo título, mas após o lançamento de Baldur’s Gate 3, a Larian é incentivada a “ultrapassar muitos limites”.

Baldur’s Gate 3 está disponível para Xbox Series X/S, PS5 e PC. Vendeu muito mais de 10 milhões de unidades e mesmo que a DLC não esteja acontecendo, ainda receberá atualizações, incluindo suporte a mods e multiplayer.

Veja Mais: