Um trio de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o primeiro lugar na categoria Entretenimento da 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de inovação e empreendedorismo voltado para impacto social.
O grupo apresentou o Ritmia, um jogo digital que une diversão, aprendizado e preservação cultural ao destacar gêneros musicais nordestinos.
A equipe é formada por Ivon Jonson Cavalcanti (Design), Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna e Maria Letícia Maranhão Nascimento (Ciência da Computação).
A proposta chamou atenção dos avaliadores ao combinar experiência pedagógica e interatividade, apostando em um visual imersivo no qual o jogador conhece ritmos regionais como maracatu, forró e frevo. Além da interação com animações e música, o game inclui quizzes que testam o conhecimento adquirido.
Segundo Maria Letícia, a escolha de focar inicialmente no Nordeste foi natural: “Trabalhamos com os gêneros musicais que fazem parte da nossa vivência, mas a ideia é expandir para outras regiões do Brasil”.
Já Luiza ressalta o caráter identitário do projeto: “Queríamos levar algo que falasse da nossa cultura, que ajudasse a perpetuar a tradição e aproximar as novas gerações desses ritmos”.
Durante o processo do concurso, os estudantes participaram de palestras, mentorias e de uma semana imersiva em São Paulo, oportunidade que permitiu ajustes no desenvolvimento do aplicativo.
“A experiência nos tirou da zona de conforto acadêmica e ampliou nossa visão sobre o potencial do projeto”, comenta Ivon.
Além do reconhecimento, os vencedores receberam apoio financeiro para aprimorar a iniciativa e vão embarcar em setembro para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde terão contato com empresas de tecnologia e universidades de referência.
Criado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com o Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da USP e do beOn Claro, o Campus Mobile incentiva jovens a desenvolver soluções digitais com impacto social.
Ao longo de 13 edições, mais de 9,4 mil estudantes já participaram do programa. Em 2024, a competição recebeu 285 projetos inscritos, reunindo 569 estudantes de 26 estados brasileiros.
Fonte: InPress Porter Novelli
Comentários