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No primeiro dia de um processo antitruste contra o Google, a Epic Games foi ao tribunal, e durante as alegações, Steve Allison, chefe da Epic Games Store, fez uma afirmação surpreendente: a loja de jogos ainda não é lucrativa.

Lançada em 2018, a Epic Games tomou várias medidas agressivas para competir com o Steam, incluindo a oferta de jogos gratuitos semanais, acordos de exclusividade e uma maior porcentagem dos lucros destinada aos desenvolvedores. Apesar de mais de meio década sem lucro, o objetivo da Epic Games ainda é o "crescimento".

Ainda não está claro quando a Epic Games espera começar a obter lucro com a Epic Games Store, mas a admissão de Allison é particularmente interessante, considerando os eventos recentes na empresa. Em setembro, a Epic Games anunciou a demissão de 16% de sua equipe, com mais de 800 funcionários perdendo seus empregos. As demissões surpreenderam muitos na indústria de jogos, dada a contínua trajetória de sucesso do Fortnite. Especialistas atribuíram as demissões à tomada de decisões do CEO Tim Sweeney, observando várias maneiras pelas quais a Epic vinha perdendo dinheiro nos últimos anos. Em particular, Jeff Grubb, do Giant Bomb, destacou a "guerra invencível contra o Steam" da empresa como uma possível razão para as demissões. Sabendo agora que a Epic Games Store ainda não é lucrativa, a teoria de Grubb parece ainda mais plausível do que antes.

Os "jogos gratuitos" da Epic Games Store representam um investimento significativo para a empresa a cada ano. A Epic não paga por cada jogo individual distribuído, em vez disso, negocia uma taxa fixa com os desenvolvedores. Durante o processo Epic vs. Apple, foi revelado que foram gastos US$ 330 milhões em 2020 entre os jogos gratuitos distribuídos na Epic Games Store e os acordos de exclusividade. O sucesso do Fortnite ajudou a compensar esses custos, mas as coisas podem estar começando a alcançar a empresa. Além disso, as batalhas legais com a Apple e o Google também foram culpadas pelas recentes demissões da Epic, com Paul Tassi, da Forbes, questionando "quanto a Epic gastou na interminável cruzada de Tim Sweeney contra os monopólios e impostos de distribuição da Apple".

Epic vs. Google

Ainda veremos novos episódios da batalha da Epic contra o Google. A Epic iniciou uma guerra com o Google e a Apple em 2020, quando uma atualização do Fortnite violou intencionalmente os termos de serviço das empresas. Como resultado, o Fortnite foi removido tanto da App Store quanto da Google Play Store, resultando em ações legais movidas pela Epic Games. A Epic perdeu em grande parte o processo contra a Apple, mas continuou a recorrer. Na verdade, a postagem no blog de Sweeney anunciando as demissões da empresa em setembro reiterou os planos de continuar "a luta contra os monopólios de distribuição e impostos da Apple e do Google".

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