Justin Tang é um jogador de Pokémon Competitivo que surgiu no regional de Knoxville, no mês de Fevereiro, e no seu primeiro evento, ele terminou como campeão. Como se isso não fosse o bastante, ele conseguiu o top 16 no seu segundo torneio oficial em Charlotte, que aconteceu há 2 semanas, e, no último final de semana, ele se tornou campeão pela segunda vez, agora em Fort Wayne.
Com tantos resultados positivos, ele conseguiu garantir sua vaga no Campeonato Mundial de Pokémon VGC com apenas 3 eventos. O torneio acontecerá em Yokohama, Japão, no meio do ano. Para se ter ideia, em Fort Wayne, Tang conseguiu um score perfeito no primeiro dia, fechando com 9 vitórias e nenhuma derrota.
Aproveitamos o momento para conversar com o talento, que foi bastante receptivo:
Olá Justin, muito obrigado por aceitar conversar conosco. Parabéns por suas recentes vitórias! Como você se sente como um jogador profissional de sucesso? Afinal, em apenas 3 regionais, você se tornou um nome famoso na comunidade, chegando a ficar nos trending topics do Twitter no último domingo. Você imaginava algo assim?
'Eu nunca esperava tal sucesso, nem no twitter. Ainda parece algo irreal, mas eu realmente gostei de jogar nesses torneios, a competição... E eu aprecio todo o suporte que venho recebendo'
Como você começou a jogar pokémon competitivo? O que te trouxe ao game? E onde você estava? Por que não competiu antes?
Eu tenho jogado Pokémon toda a minha vida, mas só comecei no VGC em Sword & Shield. Criadores de conteúdo como Cybertron (Aaron Zheng) e Joeux9 (que foi vice no torneio de Fort Wayne) me fizeram ter interesse no competitivo. Eu não participei dos regionais antes porque era um novato e não gostava do meta. Scarlet & Violet tem sido muito divertidos até agora e eu vou continuar a participar.
Qual a sua estratégia nos regionais e como você se prepara para cada competição?
Por mais direta que seja, minha estratégia é vencer. Eu pratico com meus amigos para planejar minhas leads (Pokémon que vão na frente) e minhas jogadas para cada time que eu espero ver nos torneios. A prática definitivamente te dá uma vantagem nisso, pois você terá uma ideia melhor do que fazer pessoalmente.
Pode falar de alguma partida desafiadora e como você conseguiu vencer?
Todas as minhas partidas contra o popular combo LiliKoal (Liligant + Torkoal) foram difíceis. Tudo se resumia a leituras e leads para ambos. E aí tem muito 50/50 e RNG por causa do sleep powder e tal. No segundo dia, eu enfrentei Thomas e literalmente venci o game 3 com meu último Pokémon, Arcanine, com apenas 3 de HP.
Como você seleciona os Pokémon que usará em cada torneio?
Para este torneio em particular, eu queria usar algo confortável e divertido. Meu conforto é o core com Palafin, Amoongus, Arcanine e Flutter Mane. Dragapult é um Pokémon divertido e eu também queria usar e fiquei feliz de ter ganhado destaque na transmissão. Como mencionei antes, eu pratico minhas leads e partidas, então eu tenho a tendência de selecionar meus 4 pokémon a partir daí.
Tem algum Pokémon que você acha que tem sido subestimado ou pouco usado?
Bem, Dragapult é definitivamente pouco usado! Eu era a única pessoa com Dragapult no segundo dia. Eu acredito que ele tem muito potencial, pois tem uma ótima velocidade e movepool.
Você treina bastante por dia?
Para este torneio, eu só tinha tempo para praticar um pouco na quinta e a sexta-feira inteira. Isso pode variar dependendo de como estou me sentindo, mas geralmente eu treino poucas horas por dia.
Como você se atualiza de desenvolvimentos e estratégias do jogo? E quais os recursos que você usa para conseguir esta informação?
Sim, eu me mantenho atualizado com o jogo vendo coisas no YouTube ou me mantendo nas notícias do Twitter. VGCPaste é uma ótima ferramenta para quem quer ver times populares no meta. Também vale observar torneios que eu não participei, é bom para informação.
Qual seu conselho para alguém que está interessado em começar o Pokémon Competitivo?
Meu conselho é: Use seus recursos. Como mencionei antes, existem várias ferramentas legais na internet para saber mais sobre VGC. Desde criadores de conteúdo no Youtube, assistir torneios e olhar times para conhecer o meta. Mas, a maior coisa que eu acho que você pode fazer é apenas jogar o jogo. Quanto mais você jogar, mais você vai entender como tudo funciona. No fim, a prática te levará lá.
Por fim, quais seus objetivos para o futuro na sua carreira como jogador de Pokémon? E como você planeja continuar crescendo no cenário?
Meu objetivo é, com esperança, continuar meu sucesso em outros torneios. Eu planejo fazer isso com mais prática, jogadas e trabalhar com outros jogadores.
E pode deixar uma palavra para seus fãs no Brasil?
Para todos que torcem por mim no Brasil, obrigado! Significa muito saber que eu tenho suporte que não vem só da minha família e casa, mas de outras pessoas também!
Leia também:
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Pokémon VGC | Conheça os Tesouros da Ruína do Regulation C
- Tera Raid de Ditto é anunciada para Pokémon Scarlet & Violet
Em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, os Treinadores exploram as amplas e variadas terras da região de Paldea. Os Pokémon em toda a região de Paldea são conhecidos por experimentar o Fenômeno Terastal, que os faz brilhar como pedras preciosas e ganhar poderes especiais.
Comentários