O tão esperado Elden Ring finalmente foi lançado e o game conseguiu oferecer um mundo repleto de mistérios, exploração e é claro, dificuldade.
Após muitas horas dentro deste universo, trazemos a análise completa de um dos games mais completos dos últimos anos.
Um jogo único
É difícil não enaltecer Elden Ring e todos os seus pontos positivos. Por conta disto, saiba desde já que o game da FromSoftware é simplesmente único.
O conceito de soulslike esteve por muito tempo engessado no modelo dos jogos já existentes. Dark Souls, Demon's Souls, Sekiro e Bloodborne mostraram-se excelentes obras, mas a estrutura dos games em si era parecida.
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Mudar tal modelo para um mundo aberto de muita exploração parecia não somente ousado como desafiador, afinal, manter um game de alta dificuldade com um cenário onde se possa "passear" e descobrir cada canto, parecia um desejo muito complicado de ser bom na prática. Mas foi.
Elden Ring é encantador e executa perfeitamente sua proposta. Mesmo com a dificuldade elevada padrão dos jogos da FromSoftware, o jogo consegue oferecer um mundo instigante e que temos prazer de explorar, com um aspecto favorecendo o outro, por mais que opostos.
O mundo e seu desenvolvimento
Temos, assim, um mundo incrível e fantasioso em Elden Ring. Primeiramente se tratando da parte visual, o jogo tem uma arte muito própria e um mundo diferente do que estamos acostumados a ver. A presença de ambientes medievais se faz notória em grandes castelos, construções abandonadas e grandes estátuas, entretanto temos a dita fantasia sendo muito marcante no game, como nas árvores de luz e envolvimentos místicos.
Essa boa mescla se dá, também, nos inimigos. O mundo oferece diferentes localidades e cada uma delas tem personagens diferentes, trazendo assim uma forte imersão. Os adversários variam entre clássicos cavaleiros, passando por seres como duendes e chegando nos monstros dos mais variados tipos (variados mesmo). A variação destes inimigos é absurda! Digo que, no mínimo, passei por mais de 50 diferentes.
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Agora, o grande ponto do game na minha opinião é a disposição do mapa e a forma como o progresso dentro da história se dá. Parecido com Zelda: Breath of The Wild, temos um mapa imenso e sem marcações, ou seja, nos temos que descobrir por onde ir.
Encontramos as chamadas "graças" durante o trajeto e estas nos apontam algum direcionamento, entretanto muito vago para simplesmente saber por onde se deslocar. Em meio ao universo incrível proposto no game, nós caminhamos sempre livres, mas a cada ponto do mapa temos algo para fazer.
Desde os pontos principais como castelos até passando por uma praia e observando uma caverna, a qualidade de cada um desses cenários é impressionante. Em dado momento, é possível estar andando por um pântano e começar uma boss-fight contra um dragão gigantesco, como se fosse apenas mais uma coisa do game (e é, afinal). Vale dizer que assim como em outros games do mesmo estilo, o progresso principal se dá matando os principais chefes, mas há muito o que se fazer.
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Cada chefe é único e o modelo de criação deles é impressionante, sendo realmente incrível pensar em cada detalhe dos vilões. O interessante também é que diferente de outros soulslike, a evolução do personagem tanto é mais livre quanto estimulada. Enfrentar um boss e não ter chances contra ele possibilita que você ande pelo vasto mundo, encontre algumas atividades e evolua o quanto quiser até se sentir forte o suficiente. É fantástico.
Sendo assim, Elden Ring é levemente mais acessível. O jogo continua difícil, entretanto essa opção de se fortalecer é muito interessante.
O multiplayer do game é bom e funciona bem. Não tive qualquer problema com os servidores e com conexão. Há possibilidades de convocar aliados para grandes batalhas, entrar no jogo de outras pessoas para ajudar e, é claro, o PvP, com áreas específicas para o combate ou com o objetivo de acabar com a jogatina de outro player.
Uma experiência sem igual
Unir um mundo aberto de tamanha qualidade e densidade com um game soulslike parecia um sonho. De fato, Elden Ring elevou o nível das experiências para o futuro e se mostrou um jogo muito, muito completo.
O game não fica devendo em nada. Os cenários são bem construídos, o combate é satisfatório, os comandos são bem respondidos, o hit-box está excelente, existe uma exploração leve, liberdade, chefes marcantes, tudo isso está presente no game.
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A dimensão do mapa é realmente impressionante e creio que o fato mais vital da gameplay foi que é basicamente um mundo vivo. Caso você opte ir para leste e descobrir algo novo, é extremamente provável que você descubra, isso mesmo após finalizar o game.
A FromSoftware se estabelece de vez como um dos melhores estúdios de games do mundo. Elden Ring ficará marcado por muito tempo como um jogo lendário, o qual sem dúvidas deverá impactar a indústria dos games de maneira notável.
Elden Ring já está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S/X, PS4 e PS5.
- Arte visual incrível
- Exploração funciona muito bem
- Combate excelente
- Mundo denso e com muitas atividades
- Variação de inimigos
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