O tão esperado Elden Ring finalmente foi lançado e o game conseguiu oferecer um mundo repleto de mistérios, exploração e é claro, dificuldade.
Após muitas horas dentro deste universo, trazemos a análise completa de um dos games mais completos dos últimos anos.
Um jogo único
É difícil não enaltecer Elden Ring e todos os seus pontos positivos. Por conta disto, saiba desde já que o game da FromSoftware é simplesmente único.
O conceito de soulslike esteve por muito tempo engessado no modelo dos jogos já existentes. Dark Souls, Demon's Souls, Sekiro e Bloodborne mostraram-se excelentes obras, mas a estrutura dos games em si era parecida.
Mudar tal modelo para um mundo aberto de muita exploração parecia não somente ousado como desafiador, afinal, manter um game de alta dificuldade com um cenário onde se possa "passear" e descobrir cada canto, parecia um desejo muito complicado de ser bom na prática. Mas foi.
Elden Ring é encantador e executa perfeitamente sua proposta. Mesmo com a dificuldade elevada padrão dos jogos da FromSoftware, o jogo consegue oferecer um mundo instigante e que temos prazer de explorar, com um aspecto favorecendo o outro, por mais que opostos.
O mundo e seu desenvolvimento
Temos, assim, um mundo incrível e fantasioso em Elden Ring. Primeiramente se tratando da parte visual, o jogo tem uma arte muito própria e um mundo diferente do que estamos acostumados a ver. A presença de ambientes medievais se faz notória em grandes castelos, construções abandonadas e grandes estátuas, entretanto temos a dita fantasia sendo muito marcante no game, como nas árvores de luz e envolvimentos místicos.
Essa boa mescla se dá, também, nos inimigos. O mundo oferece diferentes localidades e cada uma delas tem personagens diferentes, trazendo assim uma forte imersão. Os adversários variam entre clássicos cavaleiros, passando por seres como duendes e chegando nos monstros dos mais variados tipos (variados mesmo). A variação destes inimigos é absurda! Digo que, no mínimo, passei por mais de 50 diferentes.
Agora, o grande ponto do game na minha opinião é a disposição do mapa e a forma como o progresso dentro da história se dá. Parecido com Zelda: Breath of The Wild, temos um mapa imenso e sem marcações, ou seja, nos temos que descobrir por onde ir.
Encontramos as chamadas "graças" durante o trajeto e estas nos apontam algum direcionamento, entretanto muito vago para simplesmente saber por onde se deslocar. Em meio ao universo incrível proposto no game, nós caminhamos sempre livres, mas a cada ponto do mapa temos algo para fazer.
Desde os pontos principais como castelos até passando por uma praia e observando uma caverna, a qualidade de cada um desses cenários é impressionante. Em dado momento, é possível estar andando por um pântano e começar uma boss-fight contra um dragão gigantesco, como se fosse apenas mais uma coisa do game (e é, afinal). Vale dizer que assim como em outros games do mesmo estilo, o progresso principal se dá matando os principais chefes, mas há muito o que se fazer.
Cada chefe é único e o modelo de criação deles é impressionante, sendo realmente incrível pensar em cada detalhe dos vilões. O interessante também é que diferente de outros soulslike, a evolução do personagem tanto é mais livre quanto estimulada. Enfrentar um boss e não ter chances contra ele possibilita que você ande pelo vasto mundo, encontre algumas atividades e evolua o quanto quiser até se sentir forte o suficiente. É fantástico.
Sendo assim, Elden Ring é levemente mais acessível. O jogo continua difícil, entretanto essa opção de se fortalecer é muito interessante.
O multiplayer do game é bom e funciona bem. Não tive qualquer problema com os servidores e com conexão. Há possibilidades de convocar aliados para grandes batalhas, entrar no jogo de outras pessoas para ajudar e, é claro, o PvP, com áreas específicas para o combate ou com o objetivo de acabar com a jogatina de outro player.
Uma experiência sem igual
Unir um mundo aberto de tamanha qualidade e densidade com um game soulslike parecia um sonho. De fato, Elden Ring elevou o nível das experiências para o futuro e se mostrou um jogo muito, muito completo.
O game não fica devendo em nada. Os cenários são bem construídos, o combate é satisfatório, os comandos são bem respondidos, o hit-box está excelente, existe uma exploração leve, liberdade, chefes marcantes, tudo isso está presente no game.
A dimensão do mapa é realmente impressionante e creio que o fato mais vital da gameplay foi que é basicamente um mundo vivo. Caso você opte ir para leste e descobrir algo novo, é extremamente provável que você descubra, isso mesmo após finalizar o game.
A FromSoftware se estabelece de vez como um dos melhores estúdios de games do mundo. Elden Ring ficará marcado por muito tempo como um jogo lendário, o qual sem dúvidas deverá impactar a indústria dos games de maneira notável.
Elden Ring já está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S/X, PS4 e PS5.
- Arte visual incrível
- Exploração funciona muito bem
- Combate excelente
- Mundo denso e com muitas atividades
- Variação de inimigos
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