A Nintendo tem, recentemente, se envolvido em uma série de polêmicas com relação à um dos seus maiores sucessos de vendas, The Legend of Zelda Tears of Kingdom. No último mês, a gigante japonesa registrou patentes relacionadas ao game, envolvendo mecânicas exploradas no título. O problema é que os recursos registrados simplesmente podem prejudicar o mercado de jogos como um todo, impedindo que outras desenvolvedoras adicionem recursos importantes aos seus games,
O registro de patentes é algo natural na indústria, porém as complicações surgem quando os recursos protocolados são gerais/comuns demais ou se já estiverem presentes em outros games. Dentre os 32 pedidos realizados pela gigante japonesa estão: cálculos de velocidade do protagonista Link no topo de veículos (solução física necessária para o desenvolvimento de diversos títulos), a tela de loading do jogo que aparece ao se realizar viagens rápidas (item comum em inúmeros games) e até mesmo o ataque de raios à distância de Riju (que não é nem de longe uma novidade ou inovação).
É preciso destacar que alguns recursos patenteados pela Big N já estavam presentes em jogos lançados previamente, como a habilidade de manipular objetos (UltraHand), a qual pode ser encontrada no clássico Half Life; ou então a capacidade de fundir objetos (Fuse), como é o caso do próprio Minecraft. Por conta das similaridades com produtos já disponíveis no mercado, a Nintendo pode vir a enfrentar dificuldades jurídicas para defender suas patentes com exatidão.
Caso a empresa japonesa consiga assegurar o registro das suas patentes, o mercado de jogo pode vir a sofrer com graves limitações e impedimentos. Para entender o impacto de tal acontecimento, podemos lembrar da famosa patente da developer Namco, a qual impediu, durante 20 anos, que qualquer jogo tivesse a presença de minigames nas suas telas de carregamento. O bloqueio só foi derrubado em 2015, mas não sem antes limitar a criatividade de milhares de desenvolvedores e atrasar o desenvolvimento da indústria.
VEJA MAIS
- Resumo do Evento Pokémon Presents
- Red Dead Redemption: dona da Rockstar defende preço de $50 para Switch e PS4
- Como Capturar Mew em Pokémon Scarlet & Violet
E você, o que acha sobre o registro de patentes de Zelda Tears of the Kingdom da Nintendo? É justo ou é algo que não deveria ser permitido? Coloque a sua opinião nos comentários!