Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Janeiro ainda nem terminou, e já foram registradas cerca de 6 mil demissões na indústria de videogames. Esse número representa 60% do total de 2023, uma estatística surpreendente que ganhou maior impacto com os recentes anúncios de demissões pela Microsoft Gaming.
Neste momento, com empresas como Riot Games, Black Forest Games e People Can Fly demitindo mais de 2,5 mil funcionários em uma semana, várias vozes na indústria estão comentando sobre a situação atual. Uma das críticas mais intensas veio de Michael Douse, diretor do departamento responsável pelo lançamento dos jogos da Larian Studios, produtora de Baldur’s Gate 3.
Douse comentou sobre as demissões anunciadas pela Microsoft Gaming, lembrando uma mensagem de setembro e expressou opiniões fortes. Em setembro, ele disse: “Comprar estúdios para demitir todos os seus funcionários logo depois é vergonhoso e devia ser visto como vergonhoso.”
Douse recuperou essa mensagem de setembro de 2023 e acrescentou: “Atemporal, infelizmente. Acredito que as demissões em massa deveriam ser acompanhadas por cortes obrigatórios nos salários dos principais executivos, não com prêmios por ‘tomar decisões difíceis’. Demonstrem solidariedade. Sofram com eles. Compartilhem a dor, não apenas a responsabilidade,” acrescentou.
O ano de 2023 foi difícil para as produtoras, e 2024 parece se preparar para ser ainda mais desafiador, por mais incrível que pareça.