Muitos podem preferir jogar um RPG sozinho, mas sem dúvidas a experiência em grupo sempre torna esse gênero mais divertido – felizmente, Diablo IV oferece excelentes mecânicas para você formar uma equipe e explorar Santuário enquanto todos evoluem seus personagens e compartilham aventuras.
Se você e seus amigos ainda têm dúvidas sobre alguns pontos da jogabilidade cooperativa, explicaremos abaixo tudo sobre como jogar Diablo IV em grupo.
VEJA TAMBÉM
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Como criar ou entrar em um clã em Diablo IV
- Como upar mais rápido em Diablo IV
Adicionando amigos
Isso não será um problema para os jogadores de PC, já que Diablo IV abre automaticamente a partir do hub da BattleNet da Blizzard. No entanto, players de console podem ficar um pouco confusos. Ao tentar criar um grupo de amigos no jogo, vocês poderão ver a lista de amigos da PSN ou do Xbox Live, mas não poderão vincular dessa maneira.
Os jogadores precisarão adicionar amigos ao grupo através da BattleTag ou do e-mail associado à sua conta da BattleNet. É um pouco confuso e não muito óbvio, mas é assim que a Blizzard funciona.
Escolha um host
Quando os jogadores se juntarem a um grupo, eles precisarão decidir qual membro do grupo será o host, o anfitrião dos outros no mundo do jogo. Na maioria das vezes, isso não mudará nada no próprio mundo. Tudo o que determina é quais missões já foram concluídas no mundo do jogo compartilhado. O mundo no qual o grupo está jogando será definido de acordo com o progresso do host.
Isso é uma questão de preferência pessoal. Talvez um jogador queira ajuda de seus amigos para passar por algumas missões que os outros já completaram. Ou talvez um membro do grupo não esteja interessado em fazer missões principais, mas queira explorar o mapa. O grupo pode entrar no mundo desse jogador e se concentrar em conteúdo novo para todos.
Fique atento ao progresso
Como mencionado anteriormente, o jogador definido como anfitrião do grupo determinará quais missões foram concluídas e quais não foram. No entanto, se os outros do grupo assumirem uma missão no mundo do anfitrião que eles não tenham concluído em seu próprio mundo, o progresso deles nessa quest não será ajustado quando o grupo se separar.
Há uma exceção a essa regra, que é quando todos os membros do grupo estão exatamente no mesmo ponto de progresso em uma missão. Nesse caso, todos eles progredirão na quest ao mesmo tempo. Caso contrário, os jogadores devem estar preparados para repetir qualquer missão que completarem no mundo de um amigo quando voltarem ao seu próprio.
Inimigos ajustados
Em outros jogos cooperativos, pode haver uma disparidade entre os níveis dos personagens de cada jogador. Isso pode afetar a experiência cooperativa, deixando um com nível muito alto para os inimigos que enfrenta, ou deixando outro enfrentando inimigos muito mais fortes do que ele pode lidar.
Felizmente, a Blizzard encontrou uma solução. Não importa qual seja o nível dos personagens em um grupo, todos os inimigos serão ajustados ao nível individual de cada jogador. Isso significa que um Druida de nível 20 e um Ladino de nível 60 podem enfrentar um chefe juntos e achar o desafio igualmente difícil.
Loot
Assim como os níveis dos personagens, a distribuição de loot não é algo com que os jogadores precisem se preocupar em compartilhar. Não há como um jogador “roubar” um item de loot do outro. Cada jogador no grupo verá itens únicos para ele e ajustados ao seu nível. Esses itens não serão necessariamente equivalentes; por exemplo, um jogador pode obter um item lendário, enquanto outro verá apenas itens raros.
Mas não há necessidade de brigar por equipamentos. O mesmo vale para ouro e recursos: cada um receberá os seus próprios. No entanto, se um jogador decidir descartar algum item de seu inventário, aquele equipamento se torna disponível para todos. Todos podem vê-lo e pegá-lo à vontade.
Nem sempre juntos
Isso pode parecer contraditório, mas não é porque os jogadores estão agrupados que precisam fazer tudo juntos. Vocês devem estar dispostos e abertos à ideia de se separar e fazer suas próprias atividades (por um curto ou longo período) antes de se reunirem novamente.
Um jogador pode começar uma missão secundária na qual seus membros do grupo não podem participar, ou talvez eles simplesmente precisem se afastar e comer algo. Tudo isso funciona porque, não importa para onde os jogadores se afastem, tudo o que precisam fazer é ir para a cidade mais próxima e haverá portais que podem levá-los de volta para qualquer um de seus companheiros de grupo.
Espere para ser revivido
Quando os jogadores são mortos no Diablo IV enquanto jogam sozinhos, não há muito que possam fazer a respeito. Eles apenas têm que aceitar que seu equipamento vai perder durabilidade (o que custará ouro para reparar) e eles serão reiniciados no checkpoint mais próximo. Esse checkpoint geralmente não está muito longe, mas ainda não é o ideal.
No modo cooperativo, isso muda. Quando um jogador morre, ainda pode escolher reviver em um checkpoint, mas também pode esperar até que seus companheiros de equipe cheguem e ser revivido no local. O processo de reviver leva cerca de 3 segundos, então só devem tentar quando estiverem seguros. Uma vez que um jogador é revivido, ele permanecerá em um estado de fantasma até se mover, então se voltar cercado por inimigos, não será morto instantaneamente novamente.
Sinergia de habilidades
Uma coisa é quando os jogadores têm um grupo dedicado de personagens que sempre jogam juntos e podem planejar suas builds em torno um do outro. Outra é quando jogadores que estavam sozinhos decidem entrar em um grupo aleatório, e aí nem sempre os personagens de todos se encaixam.
Se esse problema surgir, aproveitem o sistema de respec fácil de usar do Diablo IV. Por apenas alguns ouros, jogadores podem remover os pontos de habilidade que investiram em uma habilidade específica (e suas melhorias), ou reembolsar todos os pontos de habilidade que gastaram. Em seguida, é apenas uma questão de decidir quais habilidades funcionam melhor com seus companheiros de equipe, e colocar os pontos nelas.
Troque itens
Embora os membros da equipe não possam roubar loot uns dos outros, às vezes os jogadores podem querer dar a seus companheiros um item que se adeque melhor à sua build, ou que seja exclusivo de sua classe. Embora soltar no chão seja uma opção, também é possível trocar itens.
No menu de ações, há a opção de convidar um jogador para negociar. Depois que o outro aceita o convite, uma tela de negociação será exibida. Os jogadores podem adicionar armas, armaduras, ouro, gemas e elixires, e o outro membro do grupo também pode fazer o mesmo. Embora não possam trocar equipamentos lendários ou ancestrais, ou quaisquer itens que tenham encantado, todo o resto é válido.
Sobre o jogo
Embarque na campanha solo ou com amigos, conhecendo personagens memoráveis em belos cenários sombrios e com uma história envolvente, ou desbrave a vastidão da fase final de jogo e do mundo compartilhado, onde os jogadores se encontram nos vilarejos para negociar, formam equipes para enfrentar Chefes do Mundo ou entram em áreas de PvP para testar suas habilidades contra outros jogadores – sem a necessidade de lobbies – com jogo e progressão multiplataforma em todas as plataformas disponíveis.
Diablo IV está disponível PC, PlayStation 4 e 5, além dos Xbox One e Series X/S.