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Apesar de Death Stranding 2 apresentar mais ação que seu antecessor, o jogo de Hideo Kojima ainda carrega uma mensagem forte sobre não violência. No entanto, existe um recurso oculto que permite aos jogadores transformar suas armas não-letais em armamento letal, algo que pode impactar profundamente a experiência de jogo — tanto mecanicamente quanto narrativamente.

O sistema de combate e a filosofia da não-violência

Desde o primeiro jogo, Death Stranding evita encorajar o jogador a matar. Isso acontece porque, dentro do universo da série, a morte de um ser humano pode gerar um “voidout” — uma explosão massiva que cria uma cratera no mundo e torna aquela região inacessível por um tempo. Por isso, mesmo quando o jogador recebe armas como rifles de assalto ou espingardas, elas disparam balas de borracha ou projéteis não-letais.

Mesmo assim, Kojima decidiu dar ao jogador o poder da escolha.

Como ativar armas letais em Death Stranding 2

Para transformar suas armas em versões letais e causar dano real a inimigos humanos, siga os passos abaixo:

  1. Abra o menu de armas pressionando o direcional apropriado.
  2. Segure R2 + L2 + Círculo ao mesmo tempo.
  3. Mantenha pressionado até que a roda de armas fique laranja por completo.

A partir daí, suas armas causarão morte real. Isso afeta o jogo de maneira profunda:

  • Personagens como Dollman comentarão suas ações.
  • O número de mortes será registrado e mencionado em diálogos.
  • Seu comportamento será julgado narrativamente, o que pode influenciar o rumo de missões ou interações futuras.

O que acontece ao matar alguém?

Matar NPCs humanos tem consequências no mundo do jogo. Se você não incinerar os corpos após o combate, um voidout pode ocorrer — destruindo parte do cenário.

  • Evite matar perto de instalações ou áreas críticas, pois o impacto pode afetar missões futuras.
  • Leve os corpos para as instalações de incineração o quanto antes.
  • Mesmo com a opção de matar, o jogo encoraja o jogador a manter a paz e seguir o caminho do entregador não-violento.

A mensagem de Kojima e as consequências narrativas

Esse recurso opcional parece ser mais um comentário de Kojima sobre as escolhas do jogador, do que uma simples mecânica de combate. A insistência do jogo em mostrar as consequências de cada morte pode levar a um final diferente, ou pelo menos alterar a forma como os personagens se relacionam com você.

É possível que, ao longo do tempo, o jogo registre seu comportamento agressivo de forma permanente, o que levanta a dúvida: será que há um “final da violência”?

Plataformas disponíveis: Death Stranding 2 está disponível exclusivamente para PlayStation 5.

Sou o Fundador do site Ovicio, Overplay e Muramasa. Fui idealizador e Game Designer do jogo Vencedor da DemoNight no BIG Festival 2014, o Jotunheim Project. Escolhido como Jurado do Anime Awards em 2024 e 2025. Amo games, sou fã de God of War, Dragon Quest, Fire Emblem, The Legend of Zelda e Pokémon. Coleciono livros, quadrinhos e guitarras.