Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O jogo Dave the Diver foi indicado na lista de concorrentes ao prêmio de Melhor Indie no The Game Awards 2023, o que causou alguma confusão, pois está longe de ser um título desenvolvido por uma equipe independente ou apoiado por uma editora independente.

Dave the Diver foi desenvolvido pela empresa sul-coreana Mint Rocket, uma produtora com menos de 30 funcionários, que faz parte da Nexon, uma gigante coreana conhecida por desenvolver ou apoiar títulos como LawBreakers, MapleStory, Dynasty Warriors M e The First Descendant.

Além disso, a Nexon realizou diversos investimentos fora da Coreia e, em determinado momento, foi considerada uma possível forte candidata a comprar a Electronic Arts, tamanho é seu poder financeiro.

O criador do TGA, Geoff Keighley, foi questionado sobre a validade de incluir Dave the Diver na lista de jogos indie e reconheceu que é uma pergunta muito boa, mas alertou que “Independente pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes”.

“Pode-se discutir se ‘independente’ refere-se ao orçamento do jogo, à fonte de financiamento, ou ao tamanho da equipe? Ou é o espírito indie do jogo, significando um jogo menor e diferente?”

Keighley disse que todos terão uma opinião própria e que cabe ao júri decidir quais jogos podem participar em cada categoria, determinando o que pode ser considerado independente. Na indústria cinematográfica, existe um orçamento máximo que diferencia uma produção independente, mas nos videogames ainda não existe uma definição mais clara, afirmou o apresentador.

Alguns dizem que a Larian, com Baldur’s Gate 3, é um jogo indie. A Kojima Productions, com Death Stranding, alguns dizem que é um jogo independente. Mesmo sendo um estúdio independente, é obviamente financiado pela PlayStation.”

Sobre Dave the Diver, Keighley mencionou que é um jogo de um “grupo chamado Mint Rocket, um jogo menor de um grupo menor, mas que faz parte da Nexon, são funcionários da Nexon, uma grande editora.” Para o Keighley, Dave the Diver é um jogo menor, com espírito indie, e como ele não sabe o orçamento, não pode afirmar com mais certeza se é ou não um indie.

Veja Mais: