Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com o diretor narrativo de Cyberpunk 2077, Igor Sarzyński, em conversa com a PC Gamer, a CD Projekt Red nunca teve a pretensão de desenvolver uma expansão que se passasse após os diferentes finais do game. O estúdio entendeu que isso poderia diminuir o impacto dos finais dramáticos. "Exploramos algumas alternativas", explicou Sarzyński, "mas nenhuma delas envolvia uma continuação direta da trama principal do jogo."

A escolha de posicionar "Phantom Liberty" como uma expansão no meio do jogo se deu porque a CD Projekt Red estava satisfeita com as conclusões do jogo principal. Sarzyński destacou: "Os finais foram escritos de acordo com a nossa visão - deixando os jogadores com uma sensação de inquietação, obrigando-os a refletir, em vez de oferecer respostas claras. Esses desfechos permanecem na memória. Não era necessário diluí-los. Às vezes, menos é mais." Essa abordagem parece ter sido bem recebida, conforme refletido na recepção positiva de "Phantom Liberty" e na atualização 2.0.

No entanto, criar uma expansão pós-jogo representou um desafio de desenvolvimento para o estúdio. Considerando que Cyberpunk 2077 possui uma narrativa ramificada com múltiplos finais, desenvolver uma única expansão pós-jogo poderia, de fato, tornar um dos finais como "canônico" e anular as escolhas dos jogadores. Sarzyński explicou: "Os finais são muito diversos para que uma única trama pós-história principal faça sentido para todos, e não queríamos invalidar as escolhas das pessoas."

Embora a CD Projekt Red não tenha ampliado a história principal do jogo, a equipe adicionou um final adicional com o lançamento de "Phantom Liberty". Em suas palavras, "Sempre soubemos que queríamos incluir um desfecho no qual V obtivesse a cura e sobrevivesse, mas o custo disso precisava ser substancial." Essa escolha representa um equilíbrio compreensível, embora impactante.

"Phantom Liberty" e a atualização 2.0 marcam o fim da turbulenta trajetória de recuperação de Cyberpunk 2077. A partir de agora, o estúdio revelou que estará concentrado em uma sequência para Cyberpunk, o que gera grande expectativa sobre como a equipe lidará com os múltiplos desfechos do primeiro jogo.

Cyberpunk 2077 e sua expansão Phantom Liberty estão disponíveis para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X.



Comentários