O Overplay teve a oportunidade de conversar com o Dumativa Game Studio, responsável pelo lançamento de enorme sucesso A Lenda do Herói e do aguardado Ordem Paranormal: Enigma do Medo.
Você pode conferir mais dos games do estúdio no site oficial. Abaixo, confira a entrevista exclusiva falando sobre os mais diversos projetos.
- Primeiramente, falando sobre o grande sucesso A Lenda do Herói. Vocês esperavam
toda a repercussão e recepção positiva que o jogo teve?
Não, pois toda essa repercussão foi construída ao longo de 7 anos. Para se ter uma ideia,
80% da comunidade e vendas do LDH vieram 2 anos depois do lançamento (4 anos depois
da campanha) quando a gente já não era mais notícia. Nós aprendemos a construir
comunidade com bastante paciência e pensando no longo prazo. Isso inclusive é nosso
processo de trabalho. Então nós assistimos essa repercussão acontecer ao longo dos
últimos 7 anos. Até hoje a gente manda chave do LDH e procura streamers. Isso é uma
rotina.
- Falando justamente desse sucesso, uma sequência já estaria nos planos do projeto?
Sim, planejando financiamento coletivo. E em breve a gente deve anunciar alguma coisa.
- Agora, sobre o Brasil. Existe alguma dificuldade a mais nesse desenvolvimento de
jogos em nosso país? Quais são os maiores desafios que aparecem nas produções?
Depende do estágio da empresa. Se ela estiver no início, fomento e conhecimento técnico
são coisas bastante impeditivas. Há uma grande tendência a contar muito com paixão e
vocação para a profissão. Isso não segura muito tempo.
Se você já tem dinheiro e a ideia. O desafio é o processo de produção. Profissionalizar e
equipe, fazer mais em menos tempo. Reduzir erros, retrabalhos, testar muito e entregar um
produto bom.
Se você já tá lá na frente e quer lançar. Aí o desafio é tributário e também de distribuição.
Pôr o jogo na loja é fácil, convencer alguém a comprar é bem complicado. É um
comprometimento de anos depois que o jogo é lançado. Nem todo mundo quer fazer isso.
Como no videogame, cada fase tem um desafio diferente.
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- Quanto a Ordem Paranormal: Enigma do Medo, quais são as projeções para o
lançamento? Devemos ver o game ainda neste ano?
Sim. A expectativa é 2022 com certeza. Não será em junho, visto que o cálculo foi feito
antes da campanha estourar. Então aumentamos bastante o jogo com as metas estendidas.
- A expectativa é de que Ordem Paranormal: Enigma do Medo seja um sucesso tão
grande quanto A Lenda do Herói? Imagino que tem sido diferente trabalhar com um
novo tipo de estrutura narrativa.
A gente torce para que sim, e vamos trabalhar anos e anos depois do lançamento para ter
uma comunidade grande, forte e engajada. Nosso trabalho vai muito além do lançamento.
- Como tem sido trabalhar com Rafael Lange (Cellbit)?
Ele é um excelente escritor e agora tá virando um excelente Gamedev. Se a gente
pudesse nós contratávamos ele pra trabalhar aqui. Nosso contato com ele é diário, não me
lembro da gente ter passado um dia sem falar com ele sobre algo do jogo e ele fica lá com a
equipe no Discord. Tá sendo bem legal e muito produtivo.
- A Dumativa Game Studio planeja mais anúncios de lançamentos para em breve?
Sim. A gente tem 3 projetos não relacionados ao Ordem nem ao Lenda ainda não
anunciados. Mas gamedev demora e depende de recursos, nós estamos só começando.
A entrevista foi realizada com Rafael Bastos, produtor da Dumativa.