Uma das mais celebradas e conhecidas franquias dos games é Metal Gear Solid, obra de Hideo Kojima, famosa por desenvolver uma linha temporal robusta e bem equipada com prequências, sequências, spinoffs e jogos não canônicos. Infelizmente, é difícil jogar todos os games, afinal, Metal Gear Solid 4 está preso no PlayStation 3 (ele não foi lançado para outras plataformas) e isso impede que muitos aproveitem a obra completa.
Entretanto, caso você tenha curiosidade de conhecer a obra, fizemos uma lista com os jogos de Metal Gear Solid em ordem cronológica. A lista abaixo conta apenas com jogos canônicos, ou seja, os que foram classificados por Hideo Kojima como parte da história oficial deste universo. Assim, jogos como Metal Gear Rising ou Survive não estarão na lista abaixo.
Vale notar também que os jogos de Metal Gear Solid funcionam com a crença de que o jogador está seguindo a ordem de lançamento, então, para novatos, possivelmente seja interessante jogar o game na ordem de lançamento ao invés da ordem cronológica, já que certas revitavoltas só farão sentido desta maneira. Então vamos lá:
Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Se passando em 1964, este é o primeiro título na linha cronológica do jogo. Ele se passa durante a Guerra Fria e segue Naked Snake (depois conhecido como Big Boss) em uma missão para assassinar sua antiga mentora. Além disso, ele também tem que sabotar uma super-arma secreta e resgatar uma pessoa importante.
Metal Gear Solid 3 é um dos jogos mais aclamados da franquia, ele foi lançado em 2004 e adicionou várias mecânicas novas para a franquia. Também vale dizer que ele possui um dos momentos mais emocionantes da série, entretanto, alguns pontos funcionarão melhor se você tiver jogado os games que vieram antes, até mesmo os de MSX.
Metal Gear Solid: Peace Walker
Metal Gear Solid: Peace Walker se passa 10 anos depois de Snake Eater, em 1974, seguindo Snake enquanto ele estabelece sua própria unidade mercenária em Costa Rica depois de deixar os Estados Unidos. Aqui, o Big Boss precisa investigar uma milícia que está desenvolvendo armas nucleares dentro do país e que pode trazer uma perturbação para o equilíbrio de poder no mundo, gerando uma guerra.
Metal Gear Solid V (Ground Zeroes e The Phantom Pain)
Aqui temos dois períodos diferentes: Enquanto Metal Gear Solid V: Ground Zeroes segue o Big Boss um ano depois de Peace Walker (ou seja, em 1975), o jogo The Phantom Pain funciona em 1984.
Em Peace Walker, o Big Boss se infiltra em um acampamento militar em Cuba, que está mantendo Paz Ortega Andrade como refém. Durante o incidente, Snake é machucado e deixado em coma por quase 10 anos, o que nos leva aos eventos de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
Em The Phantom Pain, Snake acorda para descobrir que todo seu grupo mercenário está dissolvido e ele precisa iniciar sua vingança. Ao longo do caminho, ele encontra personagens como Ocelot, Quiet e precisa recostruir seu grupo sob o título de Diamond Dogs.
Metal Gear e Metal Gear 2 (Solid Snake)
Depois de 4 títulos, finalmente chegamos onde tudo começou: Metal Gear e sua sequência Metal Gear 2: Solid Snake. Esses dois jogos eram exclusivos do Japão até 2005, quando foram incluídos em Metal Gear Solid 3: Subsistence.
Apesar de terem sido lançados nos anos 80, o primeiro jogo se passa em 1994 e segue Solid Snake enquanto ele se infiltra em um acampamento militar da África do Sul. A missão de Snake é destruir o Metal Gear, um tanque mecanizado capaz de lançar mísseis nucleares. Apesar de ter sido lançado em um hardware 8-bits, o título já trazia vários elementos icônicos da franquia e focava na narrativa.
Já Metal Gear 2: Solid Snake segue a história do jogo original com Snake se infiltrando em Zanzibar na Ásia no ano de 1999. Snake tem a missão de resgatar o dr. Kio Marv, um cientista responsável por projetar o Metal Gear D., a nova versão do Metal Gear que Snake destruiu.
Metal Gear Solid
Este é o game responsável por elevar o nome de Hideo Kojima na indústria e trazer a franquia para o ocidente. Aqui vemos Solid Snake se infiltrando na base nuclear de Shadow Moses para resgatar dois cientistas que trabalham na versão do mais novo Metal Gear. Este é o título que definiu a franquia, introduzindo personagens icônicos como Liquid Snake, Meryl, Psycho Mantis e Sniper Wolf. Além disso, junto de Ocarina of Time e Mario 64, este é um dos jogos que fez com que os games 3D ganhassem a cara que possuem hoje. O game se passa no ano de 2005.
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Lançado em 2001, game se passa entre 2007 e 2009 e é conhecido por subverter as expectativas dos fãs com várias reviravoltas. Metal Gear Solid 2 é focado na organização terrorista Sons of Liberty, que está com o Presidente dos Estados Unidos sob sua custódia. Snake é enviado para investigar o caso, mas Raiden é apresentado e acaba tomando a frente do game.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Se passando em 2014, seguimos a história de Old Snake, que está envelhecendo rapidamente. Snake segue para sua última missão para assassinar Liquid Snake. Este game tem um tom de adeus para um dos protagonistas mais amados de todos os tempos e completa a franquia como um todo.
E esta é a ordem cronológica dos jogos Metal Gear Solid. Se você quer ver mais matérias do tipo por aqui, deixe seu comentário abaixo.
Comentários