Apesar já ter sido lançado há alguns anos, The Witcher 3 continua entre os favoritos dos jogadores graças ao seu mundo aberto completo, combate divertido, mecânica de jogo inovadora e ótima história com escolhas do jogador que afetam a trama. Recentemente, o YouTuber xLetalis descobriu que uma dessas escolhas tem efeito anos depois da conclusão da missão. Uma mulher nobre, Vivienne de Tabris, é amaldiçoada e lentamente se transforma em um pássaro chamado oriole, a menos que Geralt possa curá-la.
Esse easter egg em particular faz parte da expansão Blood & Wine de The Witcher 3. É uma grande adição ao jogo que leva Geralt à terra de Toussaint e a busca de Vivienne é apenas um dos muitos contos interessantes encontrados nesta expansão.
Geralt encontra Vivienne pela primeira vez durante os torneios de cavaleiros em Toussaint, depois de participar de um combate corpo a corpo ao lado do Cavaleiro Guillaume. Falar com Guillaume depois começará a missão secundária, O Gorjeio de um Cavaleiro Ferido, na qual ele suspeita que Vivienne é amaldiçoada e pede a Geralt que investigue. Vivienne está supervisionando parte do torneio, e com Guillaume ferido no corpo a corpo, Geralt toma seu lugar. Ele terá então que competir em três competições com intervalos entre cada uma. Durante o primeiro intervalo, Geralt investigará a barraca dela em busca de pistas. Durante o segundo, Geralt segue Vivienne, mas a perde e acaba seguindo um oriole, um pequeno pássaro, que parece levá-lo a algum lugar.
É aqui que Geralt aprenderá sobre a maldição que está lentamente tomando conta de Vivienne. Ela foi amaldiçoada quando bebê, mas a maldição não se manifestou até seus 15 anos. Desde então, ela está lentamente se transformando em um oriole e aparece para Geralt em um lago mágico como meio mulher, meio pássaro. Em vez de matá-la, ele se oferece para ajudar a acabar com a maldição, e o jogador tem duas opções. Para encontrar o Easter Egg, o jogador deve optar por fazer o ritual do ovo usando um ovo de oriole. Nesse caminho, Geralt explica que, embora ela esteja livre da maldição, sua vida útil também será reduzida para a de um oriole – apenas sete anos. Ela decide viver seus sete anos restantes livre da maldição.
Enquanto a maioria dos jogadores considerou isso apenas parte de uma lore interessante, uma pessoa decidiu ver se a profecia de Geralt era verdadeira. Aconteceu que era -só é preciso paciência ou comandos de debug no PC. Se os jogadores usarem os comandos para avançar sete anos no tempo, e então seguirem para Kaer Trolde em Skellige, eles podem encontrar Vivienne entrando na pousada onde Yennifer ficou. Lá ela vai morrer, assim como Geralt previu.
Esse easter egg foi a última adição ao jogo antes da interrupção do desenvolvimento de The Witcher 3, e é um pouco bugado. O corpo de Vivienne parece contorcido e às vezes em pedaços, e Geralt consegue falar com seu cadáver. É um achado que apareceu inicialmente em um site de jogos alemão em 2020, mas só foi encontrado recentemente por jogadores ingleses graças ao youtuber xLetalis.