Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Sony não perdeu o ritmo em sua transição do PS4 para o PS5 no que diz respeito às vendas de hardware, com o console da atual geração da empresa continuando a vender números sólidos. Embora seja altamente improvável que consiga superar o total de vendas vitalícias do PS2 de 160 milhões de unidades, o CEO em saída da PlayStation, Jim Ryan, afirma que o PS5 ainda está muito bem encaminhado para se tornar o “console mais bem-sucedido da empresa” por outros critérios.
Antes de sua saída da empresa, Ryan refletiu sobre sua carreira na PlayStation em uma conversa com o blog oficial da PlayStation, e ao falar sobre o estado em que está deixando a empresa, ele teve muitas coisas positivas a dizer.
“Eu diria que agora estamos no auge“, disse ele. “Fomos muito claros e consistentes sobre o que defendemos: excelentes consoles, ótimas experiências de jogo e excelentes jogos. Eu diria que agora estamos no auge.
“O PlayStation 5 está muito bem encaminhado para ser nosso console mais bem-sucedido em vários aspectos, e acredito que os jogos e as experiências de jogo que você vê no PlayStation 5, liderados pelos PlayStation Studios, são os melhores que já vimos. O número de jogos que publicamos até agora no PlayStation 5, neste ponto do ciclo, supera em muito tudo o que já fizemos antes.”
Ryan não entrou em detalhes sobre em quais aspectos a Sony está olhando ao projetar que o PS5 se torne seu console mais bem-sucedido.
Até 31 de dezembro de 2023, o PlayStation 5 vendeu 54,8 milhões de unidades em todo o mundo. Embora suas vendas certamente tenham sido impressionantes, elas não corresponderam às projeções da Sony. A empresa esperava, por exemplo, enviar 25 milhões de unidades do console no ano fiscal 2023-24, mas no final do trimestre de outubro-dezembro, ela reduziu essas projeções para 21 milhões.
Na época, o presidente do Sony Group, COO e CFO Hiroki Totoki – que também está prestes a substituir Ryan como CEO interino da PlayStation – também disse que as vendas do PS5 deveriam diminuir no futuro.
Por outro lado, vazamentos insistiram que a Sony lançará um modelo PS5 Pro ainda este ano, então a empresa pode estar projetando vendas impulsionadas nos próximos meses, mesmo assim.