Comentários

Um dos reflexos diretos da compra da Activision Blizzard pela Microsoft é de justamente grandes franquias como Call of Duty se tornarem exclusivas.

Conversando sobre o assunto, o analista David Cole da DFC Intelligence, realizou algumas declarações ao GameIndustryBiz

“É notório que nos consoles, Call of Duty é realmente a única franquia grande da Activision. A grande questão é se COD passar a ser um exclusivo da Microsoft. Deste modo, a questão é se CoD passaria a ser um exclusivo Microsoft e eu acho que neste momento não. É muito complicado simplesmente barrar a concorrência.

A indústria dos jogos tornou-se um espaço muito maior e a Sony e a Nintendo lutam para competir a um nível estratégico mais elevado. Outra questão então é ambas conseguem, a longo prazo, competir com uma empresa muito maior (ainda que Sony e Nintendo sejam gigantes) neste cenários dos jogos. Seja a curto ou longo prazo, é um desafio grande, ainda mais pensando-se em anos a frente.”

Ainda não se sabe qual será a política adotada pela Microsoft a longo prazo, entretanto por hora foi dito que alguns games continuarão saindo para Playstation. No futuro, algum tipo de exclusividade é bem provável que ocorra.