Comentários

Dark Souls 3, assim como seus antecessores, tem vários finais. No entanto, no caso de Dark Souls 3, um dos finais pode mudar o ciclo de reacender a Primeira Chama e a Era das Trevas, mas isso requer muito tempo e esforço.

Mas, mesmo com a opção de mudar o curso da história em Dark Souls 3, o que tudo isso significa? Qual final é canônico e é realmente o fim da série que todos conhecemos e amamos? Para algumas dessas perguntas, há uma resposta clara. Outras exigem uma resposta muito mais complicada, o que sempre é esperado com Dark Souls.

Acender a Primeira Chama

Como aprendemos bem cedo em Dark Souls 3, muitas gerações se passaram desde os eventos de Dark Souls 1 e 2 e vimos muitas pessoas se sacrificarem à Primeira Chama para manter viva a Era do Fogo. Eles são conhecidos como os Lords of Cinder e prometem reacender a Primeira Chama antes que ela desapareça, garantindo que a Era do Fogo nunca morra. Ou assim pensavam.

Príncipe Lothric foi o próximo na fila a se sacrificar à Primeira Chama e a última esperança de sua linhagem. No entanto, em vez de reacender a Chama, ele decidiu vê-la desaparecer à distância com seu irmão. A decisão do Príncipe Lothric colocaria todo o Reino de Lothric em grave perigo, tocando o sino que levanta os antigos Lordes of Cinder de seus túmulos como um último esforço para religar a Chama.

Mesmo com os antigos Lords of Cinder de volta de seus túmulos, o plano continua seguindo enquanto eles abandonam seus tronos e decidem deixar a Primeira Chama desaparecer, querendo que a Era das Trevas comece. Como resultado, os Unkindled subiriam, que é onde sua jornada começa em Dark Souls 3. Cabe a você, Ashen One, derrubar os Lords of Cinder anteriores e devolvê-los aos seus tronos para manter a Era do Fogo.

O primeiro final em Dark Souls 3 segue o caminho “pretendido” do Ashen One, que é a última esperança possível de reacender a Primeira Chama e salvar o Reino de Lothric. Depois de matar Aldrich, os Vigilantes do Abismo, Yhorm o Gigante, e o Príncipe Lothric e seu irmão mais velho, o Príncipe Lorian, você coloca suas cinzas de volta em seus tronos, ganhando acesso ao Fornalha da Primeira Chama. Aqui, você lutará contra a Soul of Cinder, que é a manifestação de todos os Lord of Cinder que comprometeram sua vida para reacender a Chama.

Depois de derrotar Soul of Cinder, você se sacrificará à Primeira Chama para prolongar a Era do Fogo. Ao contrário dos jogos anteriores, olhar ao redor da Fornalha da Primeira Chama e o estado geral do mundo exterior pode indicar que este é o pior resultado e a pior decisão que você poderia tomar.

O Fim do Fogo

Em vez de reacender a Primeira Chama como é esperado do Ashen One, você pode optar por deixá-la desaparecer depois de lutar até a Fornalha da Primeira Chama. No entanto, você deve ter visitado a versão Untended Graves do Firelink Shrine para obter os Olhos de Guardiã do Fogo. Dar os olhos para a Guardiã Do Fogo e invocá-la depois de matar a Soul of Cinder fará com que O Fim do Fogo termine.

Embora se o Firelink Shrine encontrado dentro do Untended Graves seja algo a se seguir, seguir por esse caminho parece tão terrível quanto religar a Primeira Chama. Aqui encontramos outra versão de Gundyr, que tem o prefixo “Campeão”, aparentemente implicando que ele foi convocado nesta linha do tempo como o Ashen One, mas chegou tarde demais, muito depois que a Primeira Chama desapareceu. A descrição da armadura e Alma do Campeão Gundyr parecem indicar isso como o caso:

Armadura de Gundyr: Gundyr, ou Campeão Atrasado, foi derrotado por um guerreiro desconhecido. Ele então se tornou a bainha de uma espada enrolada na esperança de que algum dia, a primeira chama fosse ligada mais uma vez.

Soul of Champion Gundyr: Certa vez, um campeão chegou atrasado às festividades e foi recebido por um santuário sem fogo e um sino que não tocava.

No entanto, se isso ainda for melhor para você do que manter a Era do Fogo viva, você terá que voltar para a Fornalha da Primeira Chama. Neste final, a Guardiã Do Fogo ajuda você a inaugurar a Era das Trevas, absorvendo a Primeira Chama em seu seio, que está repleto de Dark Humanity. Embora, nos momentos finais, a Guardiã Do Fogo nos deixe com uma declaração bastante sagrada da Era das Trevas, deixando-nos saber que nossos esforços simplesmente não importam, mais uma vez:

A Primeira Chama desaparece rapidamente. A escuridão logo se estabelecerá. Mas um dia, pequenas chamas vão dançar na escuridão. Como brasas, ligadas por senhores do passado.

As últimas palavras da Guardiã Do Fogo parecem implicar, assim como Straid of Olaphis em Dark Souls 2, que não importa o que façamos, o ciclo continuará. Essencialmente, esses ciclos continuarão acontecendo sem fim à vista, se você reacender a Primeira Chama ou deixá-la desaparecer. Se você optar por inaugurar a Era das Trevas, a Primeira Chama renascerá das cinzas, enquanto a religação apenas a prolonga antes que outra pessoa inaugura a nova era.

O Fim do Fogo Alternativo

Além disso, o jogador pode desbloquear um final secreto e adicional, dando a Guardiã Do Fogo os olhos encontrados nos Untended Graves. Neste final, a sede de sangue do personagem jogável leva o melhor deles, e eles farão o que for preciso para sentir o calor da Primeira Chama. Em vez de fazer com que a Guardiã Do Fogo absorva a Primeira Chama em seu seio, o personagem jogável a mata, tomando a Chama para si.

Este final não muda nada dentro do grande esquema das coisas, pois a Primeira Chama desaparecerá, ou alguém virá e a reacenderá. Embora seja tecnicamente um final separado do “Fim do Fogo”, é visto como um final alternativo e segue a mesma lógica e ritmo da história. A única diferença é que o Ashen One neste conto está fora de controle e quer matar tudo à vista.

A Usurpação do Fogo

O último final de Dark Souls 3 é o mais interessante e o que mais promete… apesar de você cometer alguns atos bastante notórios para chegar lá. Neste final, você decide se alinhar com a Sable Church of Londor. Esse grupo é liderado por um rosto familiar dos primeiros Dark Souls, a Serpente Primordial, Darkstalker Kaathe, que fica evidente ao ouvir as últimas palavras de sua donzela Yuria de Londor:

Ao chegar pela primeira vez no longo caminho que o leva a este final, você resgatará o Pilgrim, Yoel of Londor, e fará com que ele lhe dê o Dark Sigil, deixando-o extrair sua verdadeira força, semelhante à Undead Mark (ou Darksign) do primeiro jogo. Depois de se tornar Hollow, você se casará com Anri de Astora (isto é, claro, depois de matar seu amigo Horace no Lago Fumegante), com uma cerimônia de casamento realizada com a ajuda de Yuria. Exceto que, neste caso, casar com Anri é mais um ritual de sacrifício, onde você enfia uma lâmina no rosto dela para absorver seu Dark Sigil.

Embora possa parecer que suas ações são meramente diabólicas, elas servem a um propósito. Para ser o Usurpador da Primeira Chama, você deve realizar esses atos hediondos, que potencialmente permitirão que você quebre o ciclo de uma vez por todas. Isso se você estiver disposto a acreditar no Darkstalker Kaathe, o que pode ser um sucesso ou um fracasso. No entanto, no momento em que Dark Souls 3 acontece, Kaathe percebe que inaugurar a Era das Trevas simplesmente não é suficiente para encerrar o ciclo e mais precisa ser feito para que isso se torne uma possibilidade.

Nesse final, o Ashen One – agora Lord of Hollows, se aproxima da Primeira Chama e começa a queimar, então a Chama é rapidamente absorvida pelo Dark Sigil. Embora a Primeira Chama não seja reacendida, ela também não desaparece. Ela é usurpada, roubado pelo Lord of Hollows, infundindo-o com seu ser. Isso faz dos Unkindled, Kindled e Hollows os novos “deuses”, por assim dizer.

Ao contrário dos outros finais, este é o mais promissor do grupo e tem o futuro “mais feliz”. Bem, tão feliz quanto você pode ficar no mundo de Dark Souls.

Qual o final canônico?

Quando finalmente conseguimos um “final bom” em Dark Souls, queremos desesperadamente considerá-lo o final canônico e encerrar toda a discussão. No entanto, como em todos os outros títulos da série, não seria um título de Souls se fosse tão simples, certo?

Muito parecido com Dark Souls 1, não há um verdadeiro “final canônico” em Dark Souls 3. Ao contrário de seus antecessores, um de seus finais é de pastos mais verdes e esperança e finalmente põe fim ao ciclo vicioso da Primeira Chama e da Era das Trevas.

O verdadeiro final canônico é aquele que você escolhe em Dark Souls 3, o que pode parecer brega, mas fique conosco aqui. Você quer que a Era do Fogo reine? Então continue assim. Você tem essa escolha. Quer inaugurar a Era das Trevas? Faça. Apenas saiba que eventualmente acabará. No entanto, se você quiser acabar com tudo e quebrar o ciclo completamente, roube a Primeira Chama e inaugura uma nova era – uma onde os Hollows recuperam sua sanidade e governam as terras como deuses.

Desde que Hidetaka Miyazaki confirmou que esta é a última parte da série, quebrar o ciclo parece o certo. Parece o final perfeito para o ciclo interminável de desespero criado pela Primeira Chama e a Era das Trevas. Embora não seja o “final canônico”, definitivamente parece o melhor.