Comentários

A longa franquia da Nintendo The Legend of Zelda tem 27 títulos e vendeu 52 milhões de jogos nas últimas três décadas e meia. Enquanto alguns pensariam que lançar quase três dúzias de jogos Zelda abrangendo títulos originais, ports e remakes enfraqueceria a série, fãs veteranos e novos aguardam ansiosamente notícias sobre a sequência de Breath of the Wild. Esse jogo é amplamente considerado um dos, se não o melhor jogo Zelda da história, mas é realmente melhor que o amado clássico Ocarina of Time?

Breath of the Wild surpreendeu a comunidade após seu lançamento há quase cinco anos. Foi (e continua a sendo) um dos melhores jogos do Nintendo Switch. Muitos compararam seu design altamente inovador a Ocarina of Time. Ambos os jogos alcançaram o impensável em termos de entrega e, apesar da diferença de duas décadas entre os jogos, ambos serviram como excelentes exemplos de como uma nova visão da mecânica central pode revigorar a franquia. Isso levanta a questão: qual dessas dois Zelda é melhor?

Ocarina of Time abriu o caminho

overplay-zelda-ocarina-of-time

Muitos jogadores argumentaram que jogos de mundo aberto não existiriam se não fosse por Ocarina of Time. Ele apresentava um dos maiores mundos de jogos da época, e o fato de ter sido entregue em um cartucho tornou essa conquista tecnológica ainda mais impressionante.

Ocarina of Time foi o primeiro a introduzir o Z-targeting, mais conhecido como lock-on hoje em dia. Era particularmente útil ao enfrentar oponentes menores. De um modo geral, os chefes eram complexos e exigiam o uso de armas e ataques específicos. Esses padrões também foram refletidos nos designs de dungeons e puzzles.

OoT era conhecido por sua narrativa excepcional. Muitas de suas músicas se tornaram icônicas e estão diretamente associadas à franquia até hoje. A narrativa geral deu aos jogadores a oportunidade de explorar a infância e a idade adulta de Link sem enfatizar o protagonista, mas sim as histórias e dificuldades dos habitantes de Hyrule. Também ajudou a estabelecer a presença de Ganondorf de uma maneira mais contextual ao longo do jogo.

Breath of the Wild concedeu à franquia um respiro de ar fresco

Ao contrário de seus antecessores, Breath of the Wild mudou a fórmula da franquia e a ajustou para se adequar ao modelo moderno de mundo aberto. A ideia foi expandida para acomodar configurações dinâmicas de clima e elementos de sobrevivência, o que contribuiu para o fator replay do jogo e uma recepção extremamente favorável. Embora os conceitos recém-introduzidos não fossem inovadores de forma alguma, eles eram um respiro de ar fresco muito necessário para a franquia.

O design do mundo aberto de BotW promoveu a exploração livre do mundo desde o ínicio do jogo e permitiu que os jogadores jogassem como quisessem, com a qualidade do equipamento de Link e a força de seus oponentes sendo os contratempos mais óbvios. Essa proposta revolucionária também exigia uma revisão de algumas mecânicas básicas do jogo, o que resultou na introdução da capacidade de pular. Escalar e planar desempenharam um papel importante no dimensionamento das paisagens do jogo, e os jogadores puderam viajar rapidamente entre diferentes regiões livremente, desde que os pontos de interesse fossem ativados antecipadamente.

Os puzzles que exigiam técnicas diferentes para serem concluídos eram abundantes, mas os chefes eram um pouco sem graça e não tinham muitas características distintas que os diferenciassem ou exigissem várias estratégias diferentes. Algumas das escolhas de design ficaram aquém das expectativas dos jogadores, incluindo o sistema de recompensas no jogo, que muitas vezes parecia sem brilho.

Impulsionados pela proposta de uma verdadeira experiência de mundo aberto para BotW, os desenvolvedores entregaram sua história em segmentos e a espalharam pelo mapa. Felizmente, informações vitais da história foram simplificadas para garantir que não fossem negligenciadas.

Por que Breath of The Wild é o melhor jogo?

Breath of the Wild e Ocarina of Time fizeram um trabalho incrível na reformulação da franquia, atualizando a mecânica principal e introduzindo novas, o que levou a experiência de jogo para outro nível. Eles também tiveram sucesso onde outros falharam e provaram que a inovação vai longe. No entanto, a indústria de videogames é progressiva e algumas coisas não envelhecem bem.

Embora seja razoável que Ocarina of Time atraia fãs veteranos por muitas razões, com um mundo menos envolvente e meio vazio e um sistema de combate simplificado, ele não pode competir com as melhorias que forjaram o excelente sucesso de BotW. No entanto, Oot sempre terá um lugar de direito como um dos pilares do design moderno de jogos. Em algumas décadas, os jogadores provavelmente se lembrarão de Breath of the Wild com o mesmo carinho.



Comentários