Apesar da falta de um trailer ou de informações oficiais, BioShock 4 é um projeto já confirmado e que, tecnicamente, está em andamento.
Antes, muitos acreditaram que o game Judas – já anunciado – seria este novo game da franquia, mas na verdade, BioShock 4 segue em um desenvolvimento separado. No entanto, parece que o projeto da Cloud Chamber – estúdio criado para lidar com a franquia – não está seguindo tão bem quanto esperávamos.
Segundo um novo relato da conta Oops Leaks, no Twitter, BioShock 4 hoje passa pelo chamado “development hell“. Este é um termo comumente usado para projetos que não avançam em funções de problemas que atingem múltiplas áreas. E no caso de B4, o maior problema parece ser a união de funcionários inexperientes e más decisões de gestão.
No tweet acima, há toda uma thread que descreve como o jogo já passou por 4 reboots diferentes, sendo o mais recente em 2022. Em todas essas vezes, o jogo foi “completamente reescrito”, segundo o relato, e o problema maior parece estar em torno do time de narrativa. Neste ponto, o comentário sobre o desenvolvimento é de que a equipe ainda não foi capaz de “escrever um roteiro digno de uma franquia renomada“.
Ainda seguindo o relato, a conta diz que o projeto “entrou nos eixos” à partir do último reboot, e segundo o informe de ano fiscal da Take-Two, BioShock 4 segue marcado para lançamento no ano fiscal de 2025. Porém, o relato também menciona que talvez não seja possível o estúdio atingir a marca de lançamento, uma vez que existe um ciclo de problemas se repetindo no projeto.
Por fim, vale ressaltar que nenhuma das informações em questão foram confirmadas pela Take-Two ou mesmo a Cloud Chamber, e ainda não sabemos o status oficial do próximo BioShock.