Tive a oportunidade de participar de uma sessão para a imprensa ontem (6) na BIG Festival 2022, e foi uma experiência interessante. Entre os dias 7 e 10, o evento vai estar aberto para o público geral, mas será que vale a pena pagar o valor do ingresso?
O que esperar do BIG Festival 2022?
Em primeiro lugar, entenda que o BIG é um evento para focar nos criadores de jogos independentes. Apesar de existir alguns jogos AAA (como Monster Hunter Rise Sunbreak) para testes, saiba que este não é o foco do evento.
Ao entrar, você logo vai perceber que o evento em si é bem pequeno. Localizado no pavilhão 8 do São Paulo Expo, a BIG FESTIVAL 2022 acaba sendo algo bem compacto e centralizado para os visitantes.
Dezenas de produtores indies estão demonstrando os seus jogos e prontos para conversar, estandes de games NFT tomam o centro do pavilhão, e pequenas áreas com consoles Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series S demonstram jogos que já estão disponíveis, ou estão para chegar no futuro.
Além disso, o evento vai mostrar palestras durante os 4 dias, o que pode ser muito interessante para os aspirantes a game dev.
VEJA MAIS:
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Abragames anuncia presença no BIG Festival 2022; veja programação
- BIG Festival 2022 | Mais de 200 jogos estarão disponíveis no evento
Presença de grandes marcas
Como eu disse, se os jogos Indie não forem muito a sua praia, ainda tem como se divertir com o “mainstream”. A Nintendo, a PlayStation e o Xbox montaram suas áreas de jogos, porém a única que de fato trouxe jogos first party para experimentação é a Nintendo.
Durante o meu tempo no evento, o estande da Nintendo oferecia jogos como Super Mario Kart 8 Deluxe, Nintendo Switch Sports e o novo Mario Strikers! Se você estiver visitando o BIG Festival com algum parente ou amigo, não deixe de passar nessa área para uma competição amigável.
Além disso, é possível experimentar One Piece Odyssey, um grande jogo AAA que ainda não foi lançado! Então saiba que o BIG Festival traz um pouco para todo mundo.
Afinal, vale a pena?
O BIG Festival tem que ser encarado como um evento curto, onde o foco é para dar poder ao criador independente do Brasil e da América Latina.
É uma experiência muito legal poder conversar com desenvolvedores, as vezes pessoas mais jovens do que você, e ver mais de perto a batalha para entrar em uma indústria que é difícil de emplacar no Brasil.
Custando apenas 40 reais (ou 20 reais se você pagar a meia), eu diria que vale a pena sim. É uma ótima forma de você passar a sua tarde neste fim de semana, em um ambiente agradável e cheio de pessoas alegres.
Apenas vá com as expectativas em cheque, e saiba o que esperar ao chegar lá! Para comprar ingressos online, visite o site oficial.