Battlefield 2042 hoje está em uma situação melhor e muito mais favorável se comparado ao lançamento original.
Após uma sequência de atualizações e temporadas que abordaram várias das críticas dos jogadores, enfim BF2042 está em um estado onde a EA enxerga o verdadeiro potencial contínuo para o game.
No entanto, para que o jogo atingisse o nível atual, foi necessário cancelar outros projetos e dedicar foco total. E neste caso, de acordo com Alex Seropian – co-fundador do estúdio Industrial Toys – a versão Mobile de Battlefield foi descartada justamente pelo estado original de BF2042.
Durante entrevista com o Mobile Gamer, Seropian comentou que BF Mobile estava disponível em testes, percorrendo 5 países na Ásia. Além disso, o lançamento estava planejado para o início de 2023, mas foi cancelado junto do também anunciado Apex Legends.
Para Seropian, o lançamento de Battlefield 2042 mudou a forma como a EA enxergava os investimentos. Ele comenta que tudo estava à favor do projeto, mas a recepção de BF2042 mudou a visão no geral e a própria reputação da série.
“Muitas coisas aconteceram ao longo do último ano. Battlefield 2042 foi lançado e a reação da comunidade não foi muito boa. Isso criou um efeito de bola de neve e muita introspecção.“
Apesar de bem encaminhado, Seropian conta que a EA não estava disposta a investir os recursos extra necessários para o projeto. Neste caso, sem o apoio ao conteúdo em longo prazo e ainda por lançar em múltiplos mercados ao redor do mundo, BF Mobile foi descartado.
Por fim, Seropian também comentou como Apex Legends é um exemplo de que, mesmo com um lançamento de sucesso, não necessariamente uma marca pode atingir patamar de popularidade no setor mobile.