Comentários

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Screen Actors Guild - American Federation of Television and Radio Artists (SAG AFTRA) anunciou um novo acordo que alega proteger os atores de replicação não autorizada de suas vozes por meio de inteligência artificial.

No entanto, o acordo, feito com a empresa de IA Replica Studios, dividiu os atores de videogames, uma vez que o polêmico tópico da replicação de IA no mundo do desempenho ganha destaque.

De acordo com o SAG AFTRA, o acordo permitirá que a Replica envolva membros do SAG-AFTRA sob um acordo justo e ético para criar e licenciar com segurança uma réplica digital de suas vozes. As vozes licenciadas podem ser usadas no desenvolvimento de videogames e outros projetos de mídia interativa, desde a pré-produção até o lançamento final.

O acordo supostamente inclui termos mínimos e a exigência do consentimento dos artistas para o uso de suas vozes por IA.

No entanto, vários atores de voz proeminentes de videogames responderam rapidamente, especificamente a uma parte da declaração que afirma que o acordo foi aprovado pelos "membros afetados da comunidade de dubladores da união".

Erika Ishii, dubladora de Apex Legends, escreveu: "Aprovado por... POR quem exatamente?? Algum dos 'membros afetados' que assinou isso é um dublador ativo?"

Elias Toufexis, conhecido por Starfield, Deus Ex e Assassin's Creed, ecoou essas preocupações, escrevendo: "Me consideraria humildemente um dos melhores dubladores trabalhando em jogos. Ninguém me perguntou sobre isso. Ninguém procurou minha opinião."

Xander Mobus, mais conhecido por seu papel como a voz do anunciador em Super Smash Bros, escreveu: "Mas... quem?! Algum de vocês aprovou isso? Não me disseram que estávamos votando nisso. Liderança do SAG, por favor, estou implorando, parem de agir de maneira irresponsável e façam algo para nos manter trabalhando. Sabe, o trabalho de vocês? Vocês não são licenciadores, são um sindicato trabalhista! O que diabos estão fazendo!?"

Em uma declaração ao IGN, Duncan Crabtree-Ireland, Diretor Executivo Nacional e Negociador-Chefe da SAG-AFTRA, disse: "Nosso acordo de IA com a Replica Studios é um passo importante para garantir a aplicação ética dessas tecnologias, de modo que o uso das vozes dos membros ocorra apenas com consentimento informado e compensação justa.

"Este é um acordo que cobre uma única empresa, em relação ao desenvolvimento de videogames. Este acordo não impacta nossas negociações com a IMA. Em vez disso, estabelece um modelo para nossa indústria, construindo sobre os termos aprovados por 80% de nossos membros há apenas um mês, e esperamos ver mais empresas adotando acordos como este."

Em novembro, a SAG-AFTRA aprovou uma ordem de greve, após uma votação de 98,32% dos membros do sindicato. A greve não ocorreu, mas esse acordo pode lançar as bases para mais ações do sindicato de dublagem dos EUA.

Veja Mais:


Comentários