Comentários

Os prêmios de videogame são uma coisa estranha. Embora fossem apenas uma ideia 30 anos atrás, hoje em dia eles são um dos aspectos mais importantes da indústria. Quer se trate de meios de comunicação ou instituições de prestígio como a British Academy, os prêmios são uma forma vital de reconhecer trabalhos excepcionais.

Claro, no entanto, para uma franquia ganhar muitos prêmios, definitivamente ajuda estar por aí há mais tempo do que a competição. Não é novidade que a maioria das franquias com mais prêmios tem mais de 30 anos. Ainda assim, apesar dessa vantagem, não há dúvida de que essas são algumas das melhores franquias da história dos videogames.

Dark Souls

É difícil encontrar uma franquia de videogame que tenha sido tão influente na última década quanto a série Dark Souls desenvolvida pela FromSoftware. A trilogia ganhou inúmeros Jogos do Ano e outros prêmios anuais e foi confirmado ter alcançado 27 milhões de cópias vendidas como uma série. Conhecidos por sua dificuldade, os jogos Dark Souls são frequentemente aplaudidos pelo level design e sistemas de combate que apresentam em toda a série.

God Of War

O último lançamento da série, God Of War de 2018, pode ter sido o mais criticamente bem recebido da franquia, mas a franquia como um todo tem mantido um forte nível de excelência ao olhar para os jogos principais. Claro que o personagem de Kratos era brando até o lançamento de 2018, mas a média da série tem uma pontuação astronômica de 93 no Metacritic ao olhar para todas os quatro jogos principais. Com God of War: Ragnarok previsto para ser lançado em 2022, é provável que garanta muitos mais prêmios e elogios.

Pokémon

Pokémon é um golias na indústria de videogames. Embora a série principal frequentemente receba grande aclamação da crítica, o maior vencedor da série é Pokémon GO. Este jogo de para celular desenvolvido pela Niantic recebeu três prêmios de Jogo do Ano, dois Game Awards para Melhor Jogo para Família e Melhor Jogo para Celular, e um BAFTA para o Melhor Jogo para Celular.

No entanto, esse não é o único BAFTA da série, já que Pokémon Yellow ganhou o o Game of the Year como melhor jogo portátil em 2000. A série tem três prêmios de Game of the Year da Famitsu, para Pokémon Diamond e Pearl em 2006, Pokémon Sun e Moon e Pokémon Sword e Shield. O extinto VSDA Awards também elegeu o Pokémon Stadium como o melhor game de 2000. Infelizmente, nenhum prêmio para o maravilhoso Pokémon Colosseum.

Mega Man

Com apenas um prêmio significativo em sua história (Golden Joystick Award para Game of the Year em 1990), Mega Man pode não aparecer imediatamente como um candidato óbvio para o mais premiado. Mas o grande número de jogos na franquia (perdendo apenas para a franquia Mario) significa que houve títulos mais do que suficientes para receber prêmios (a música excelente é digna de uma dúzia de prêmios sozinha).

O original recebeu o prêmio Star Player da revista The Games Machine, enquanto sua sequência recebeu dois prêmios no Nintendo Power Awards de 1989 de Melhor Gráfico e Som e Melhor Controle de Reprodução. Os jogos seguintes continuaram ganhando no Nintendo Power Awards, sem falar em todos os outros meios de comunicação que distribuíram prêmios.

Mario

O The Game Awards existe há apenas seis anos, mas já garantiu sua posição como o principal evento de premiação. A franquia Mario foi a maior vencedora até agora, com Mario Kart 8 vencendo Melhor Jogo para Família e Melhor Jogo de Corrida em 2014, Super Mario Maker vencendo Melhor Jogo para Família em 2015, Super Mario Odyssey vencendo Melhor Jogo para Família em 2016, Mario + Rabbids Kingdom Battle vencendo Melhor Jogo de Estratégia em 2016, e Luigi’s Mansion ganhando Melhor Jogo para Família em 2019.

Prêmios de melhor jogo para família sempre foram dados à franquia Mario, então não é surpresa que a série tenha ganhado tantos prêmios. A série também tem quatro BAFTAs, com dois para Super Mario Odyssey e um para Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2. A série é tão icônica que está até entrando no mundo da animação.

Final Fantasy

Final Fantasy sempre estabeleceu um padrão elevado para o gênero RPG, com cada jogo sendo bem recebido, se não amplamente aclamado. Isso, é claro, significa que recebeu muitos prêmios, com três prêmios Famitsu de Jogo do Ano para Final Fantasy II, IV e XII em 1989, 1991 e 2006, respectivamente.

A franquia também tem cinco Grand Awards do Japan Game Awards para Final Fantasy VII, VIII, X, XI e XII. No lado ocidental das coisas, a revista britânica Edge deu à FFXII o prêmio de Jogo do Ano em 2006, e a Game Informer deu à FFVII o mesmo prêmio em 1997. Com o lançamento de Final Fantasy VII Intergrade, a série continua forte como sempre .

The Legend Of Zelda

Uma das, senão a melhor franquia de videogame em termos de recepção crítica, The Legend of Zelda tem o jogo mais bem avaliado de todos os tempos no Metacritic (Ocarina of Time), bem como uma série de outros jogos com mais de 95/100. Isso inevitavelmente levou a série a ganhar um número inacreditável de prêmios, mesmo que seu recente 35º aniversário tenha decepcionado um pouco.

O jogo mais recente, Breath of the Wild, recebeu o prêmio de Melhor Jogo da Famitsu, Game Awards, Game Developers Choice Awards, Golden Joystick Awards, Japan Game Awards, SXSW Gaming Awards, Destructoid, Easy Allies, Edge, EGM, EW , Eurogamer, Game Informer, Gamespot, Gamesradar, IGN, Polygon, Time, USgamer e Yahoo, só para citar alguns. E esse é apenas um título em uma série com 28 jogos.

Grand Theft Auto

Grand Theft Auto ganhou mais BAFTAs do que qualquer outra franquia de jogos. Isso ocorre principalmente porque Vice City ganhou seis prêmios em 2003. Os outros três prêmios foram para GTA V em 2013.

Isso levou a muitos elogios, com a franquia recebendo os prêmios Game of the Year dos Game Developer Choice Awards, Spike Awards, Easy Allies, Edge, EGM, Eurogamer, Game Informer, GameSpot, Giant Bomb e Time. O jogo mais recente, GTA V, tem 163 prêmios de Jogo do Ano em seu nome, o nono mais de todos os tempos.

Dragon Quest

Dragon Quest é notável por basicamente inventar JRPGs como são conhecidos hoje. Isso significa que ele ganhou basicamente todos os prêmios japoneses disponíveis quando foi lançado em 1986. Ele tem o maior número de vitórias do Grand Prize da Famitsu de qualquer série, com o Dragon Quest original, II, III, IV, IX e XI vencendo em seus anos de lançamento. Dragon Quest VIII também ganhou o Grand Prize no Japanese Game Awards em 2005.

O jogo mais recente da franquia recebeu várias indicações para Melhor RPG e Jogo do Ano dos Game Critics Awards, Golden Joystick Awards, Gamers ‘Choice Awards, D.I.C.E Awards e The Game Awards também. Embora seja um jogo incrível, teve uma competição acirrada naquele ano. Com grande parte da série possivelmente chegando ao Xbox Game Pass, agora é um ótimo momento para começar.

Resident Evil

Quem conhece Resident Evil sabe que o quarto jogo da franquia é considerado um dos melhores jogos já feitos. Recebeu 35 prêmios de Jogo do Ano em 2005, de lugares como Easy Allies, Edge, EGM, Game Informer e GameSpot.

O quarto jogo não é o único célebre, no entanto. O original e sua sequência receberam vários prêmios e aclamação universal após o lançamento. Mais recentemente, a Capcom refez Resident Evil 2, que recebeu 92 prêmios de Jogo do Ano, de nomes como Golden Joystick, Empire e Entertainment Weekly.

The Last Of Us

The Last of Us é o mais novo de todos os jogos desta lista, o tornando o mais impressionante. Tanto o original quanto sua sequência receberam aclamação universal que a série se tornou uma das mais premiadas da história dos videogames. The Last of Us Part II recebeu o maior número de prêmios de Jogo do Ano de todos os games.

A série também recebeu 10 BAFTAs, com três para a sequência. Esses prêmios variam de Melhor Jogo, Áudio, História e Animação. Ele também recebeu prêmios de D.I.C.E., The Game Awards, Game Developers Choice Awards, Golden Joystick, SXSW, Destructoid, Easy Allies, EGM, Empire, EW, Game Informer, Games Radar, Giant Bomb e IGN.