Comentários

Arceus, um Pokémon, é o deus do mundo Pokémon? Tem havido muito debate sobre isso e, com o lançamento de Pokémon Legends: Arceus, podemos estar um pouco mais perto de garantir uma resposta definitiva.

Certamente existem argumentos para o lendário de tipo Normal ser um ser supremo, mas quão confiáveis são as fontes às quais temos acesso? Se não Arceus, então quem, se alguém, é o criador de tudo o que sabemos do mundo Pokémon? Vamos dar uma olhada nos fatos.

Descrições de Pokédex

A Pokédex é o primeiro lugar para procurar evidências da divindade de Arceus. Essas pequenas descrições são uma questão de debate em si quando se trata do que é canônico, mas são um lugar fantástico para começar. Aqui está o que diz sobre Arceus na pokédex de Brilliant Diamond:

"É descrito na mitologia como o Pokémon que moldou o universo com seus 1.000 braços."

Essa descrição pode muito bem ter sido a faísca que acendeu a conversa em torno de Arceus. Parece implicar que, se essa mitologia for comprovada, Arceus é responsável por criar a vida, o universo e tudo mais. Isso fica mais óbvio com as crenças que são sustentadas na descrição de Arceus na pokédex do jogo que leva seu nome:

"É a fonte celestial de onde jorra a luz que brilha em Hisui. Sua luminância orienta e protege todos os Pokémon. A mitologia hisuiana afirma que Arceus é o criador de todas as coisas."

Esse trecho tem um tom ainda mais abertamente religioso, com palavras que espelham os livros sagrados das religiões abraâmicas e uma declaração direta de que Arceus é o "criador de todas as coisas". Parece que o status de Arceus como figura de adoração é confirmado pelo menos em um passado distante. Se isso se mantém nos dias atuais é outra questão.

Os Guardiões do Lago e o Trio da Criação

Acredita-se comumente que Arceus é responsável por criar pelo menos Dialga, Palkia, Giratina, Azelf, Uxie e Mesprit. Além disso, quando não é citado que Arceus criou o universo, é pelo menos reconhecido que ele fez a região de Sinnoh.

Se considerarmos isso verdade, podemos supor que a região de Sinnoh foi a primeira a ser criada no mundo Pokémon com o objetivo de abrigar os seis Pokémon lendários que Arceus criou. A partir daqui, Palkia teria feito o resto do mundo com seu controle sobre o espaço, e Dialga teria usado seus poderes para criar o conceito de tempo, permitindo que a vida florescesse. Os Guardiões do Lago foram encarregados de manter a dupla de criação sob controle e Giratina banido para o Distortion World.

Se essa série de eventos for verdade, então Arceus ainda acaba sendo o criador supremo, no final tudo é apenas o resultado de suas criações lendárias.

Em Pokémon: Legends Arceus

Como seria de esperar, Arceus aparece no jogo que leva seu nome. Ele aparece como um desafio final, exigindo que você complete a Pokédex antes mesmo de poder vislumbrá-lo. Depois de vencê-lo em uma batalha, você assiste uma pequena cutscene.

Arceus fala diretamente com o jogador em linguagem arcaica, provavelmente sugerindo sua natureza como um ser mais antigo que o próprio tempo. Em seguida, ele passa a nomear o local da luta, uma grande arena no topo de uma escadaria de luz brilhante, como "criação". Este é certamente um ponto a favor dos criacionistas.

Um detalhe significativo sobre este encontro é que, em vez de você ser capaz de pegar o Pokémon em si, ele concede a você "uma parte de si" - mostrando que, como alguns teorizaram, você não pode realmente pegar esse Pokémon lendário e mítico. Eles simplesmente emprestam a você um aspecto de seu poder - um avatar deles mesmos.

O encontro com Arceus é talvez a evidência mais convincente para sugerir que é um deus de pleno direito.

Conclusão

Graças às discrepâncias nas diferentes fontes que temos, o debate sobre a real divindade de Arceus permanece inconclusivo. Certamente existem argumentos para o Pokémon ser o único criador do mundo, e foi reverenciado e adorado como tal.

A questão é que, mesmo em Pokemon Legends: Arceus, não temos uma visão decisiva da história. O jogo fornece um encontro detalhado com o suposto deus, mas ainda deixa de fora uma confirmação definitiva.

Até que testemunhemos esses eventos cruciais, o status de Arceus permanece uma questão a ser debatida. Ele é certamente uma figura da mitologia que realmente existe, e é um ser poderoso, mas seu papel na criação do mundo e na atuação como um deus ainda não está confirmado.



Comentários