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Quase foi um jogo cooperativo de mundo aberto antes de virar shooter, ARC Raiders nasceu com proposta distinta e só depois ganhou forma PvPvE competitiva. A Embark Studios explicou como a visão evoluiu até alcançar o fenômeno que ultrapassou 400 mil jogadores simultâneos no Steam.

Conceito que quase foi um jogo cooperativo de mundo aberto antes de virar shooter

ARC Raiders começou como uma experiência cooperativa de mundo aberto voltada para PvE. A equipe queria um jogo com “raides por sessão” que misturasse influências de Shadow of the Colossus, Left 4 Dead e PUBG.

Segundo o diretor criativo Stefan Strandberg, o time buscou um ponto de equilíbrio entre essas referências desde os primeiros meses de produção. Assim, o projeto cresceu com base em mecânicas testadas por grandes títulos do mercado.

Mudança de direção antes de virar shooter PvPvE competitivo

Com o avanço do desenvolvimento, o estúdio percebeu que ampliar o combate e adicionar PvP tornaria o jogo mais interessante. Portanto, a equipe ajustou o foco e fortaleceu o sistema de extração.

Mesmo com essa guinada, a versão atual mantém traços da estrutura que quase foi um jogo cooperativo de mundo aberto antes de virar shooter, como confrontos contra inimigos enormes, gameplay em esquadrões e exploração de áreas amplas.

Arc Riders
Imagem: Divulgação

Elementos que se mantiveram da proposta que quase foi um jogo cooperativo

O combate contra máquinas gigantes lembra Shadow of the Colossus de forma direta. Além disso, o ritmo de progressão por equipes dialoga com Left 4 Dead, enquanto a exploração com loot procedural se conecta ao espírito de PUBG.

Essas inspirações se combinam sem excessos e ajudam a explicar por que ARC Raiders atrai tantos jogadores, mesmo chegando em um gênero ainda considerado de nicho.

ARC Raiders mantém identidade após evolução criativa

A Embark deixa claro que nunca abandonou as bases criativas originais. Assim, mesmo que ARC Raiders quase foi um jogo cooperativo de mundo aberto antes de virar shooter, sua essência continua ligada às ideias que deram início ao projeto.

A evolução demonstra que ajustes de percurso podem fortalecer um produto digital sem descaracterizar sua proposta.

ARC Raiders chegou em 30 de outubro de 2025 e está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, GeForce Now e Windows, permitindo partidas solo ou em equipes no modo multijogador.

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