Desenvolvido pela BioWare, Anthem foi um jogo como serviço que durou pouco tempo em atividade. A premissa do título envolvia alguns fatores interessantes, especialmente no que diz respeito ao visual e movimentação.
Anthem foi lançado em um estado praticamente inviável para continuidade, uma vez que nem mesmo as estatísticas das armas condiziam com o combate do jogo. Inclusive, houveram vídeos que comprovaram o porque de não fazer diferença se o jogador utilizaria uma arma melhor ou não.
Dito isso, de acordo com Ian Saterdalen – ex-funcionário da BioWare – o game levou pouco menos de um ano e meio em desenvolvimento. No Twitter, ele comentou que o título levou cerca de 15 meses em produção, tempo esse que certamente não faz jus ao tempo necessário para entregar um título AAA.
Considerando o ciclo de desenvolvimento para jogos de grande porte – especialmente um jogo como serviço, no caso de Anthem – é difícil imaginar um projeto saindo assim tão rápido. Hoje, o ciclo de desenvolvimento costuma levar entre 3 a 5 anos, e mesmo a BioWare está trabalhando por anos em títulos como o novo Mass Effect e o próximo Dragon Age.
Sendo assim, definitivamente Anthem foi um ponto fora da curva no histórico da BioWare. Apesar de ainda disponível para compra, hoje é difícil até mesmo encontrar menções ao jogo.