Comentários

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Em recente entrevista para a IGN, Sam Lake, diretor de Alan Wake 2, conversou também com o responsável por Spider-Man 2 sobre diversos temas.

Entre eles, Lake foi questionado sobre a construção dos pontos de mistério e suspense em seus games, como Alan Wake 2.

Sobre isso, o diretor disse:

"Eu adoro mistério. Quando sou fã de algo ou engajado em algo. Adoro que haja espaço para o mistério, e esse é um grande motivo, porque me entusiasma quando estou assistindo, jogando ou algo assim, quero que isso faça parte da história e da narrativa dos jogos que estou fazendo. Sinto que é o equilíbrio entre dar respostas para que todos concordem, mas também fazer perguntas suficientes. E mesmo ao dar respostas, deixando espaço para interpretação, deixando espaços em branco e fragmentando-os para que você esteja ativamente engajado em juntar as peças inteiras.

E também no nível que você está... Mesmo que saibamos, porque é muito importante sabermos as respostas. Não pode ser algo como "Tanto faz", mas há um enorme elemento de confiança que você precisa construir e estabelecer, porque se os jogadores não confiarem em você, há uma resposta e não é como se isso fosse se transformar em algo que desmorona ou... Dito isto, sinto que você nunca precisa fornecer uma verdade completa e conclusiva.

E mesmo dentro da ficção, pode haver pontos de vista conflitantes, especialmente se for a interpretação de um personagem, como se você nunca precisasse dizer "Bem, realmente, é sobre isso", porque estamos no ponto de vista do personagem e personagens. Então, é só deixar que alguém esteja totalmente comprometido de que isso é a verdade, mas deixando espaço suficiente para interpretação que alguém diga: "Acho que não. Acho que é isso", e outra pessoa chega e diz: “Não, mas talvez você tenha perdido essa parte”, e ter pessoas engajadas e pensando sobre isso. Isso é algo tão crucial que as pessoas podem jogar e ainda estão pensando nisso."

VEJA MAIS

Alan Wake 2 está disponível para PC, PS5 e Xbox Series S/X.



Comentários