“
Por Danilo Oliveira
O diretor Cory Barlog revelou que Atreus foi quase cortado do jogo, já que os executivos sentiram que implementá-lo dentro do gameplay era muito ambicioso.
O jogo foi elogiado por manter seus personagens próximos de suas contrapartes mitológicas. Esse, porém, não é o caso de Atreus, que tem uma história bem diferente da mitologia. Segundo o mito, Atreu era um rei micênico, filho de Pélope e Hipodâmia. Uma coisa que é a mesma entre a mitologia e God of War é que Atreus é neto de Zeus.
Uma das razões pelas quais o Thor de God of War é considerado mais forte do que o Thor da Marvel é por causa de sua façanha de enviar a Serpente do Mundo para o passado. Jormungandr não era apenas do futuro, mas é filho de Atreus. Isso será o resultado de sua união com Angrbooa, sua esposa predestinada.
Cada tatuagem de Atreus tem um significado específico, e todas são relevantes para sua jornada no jogo. As tatuagens em seu pescoço se traduzem em "mente estável", com a da mão significando "mão rápida". As que estão em seu braço significam "tiro de sorte" e "sorte para acertar". Finalmente, suas outras duas tatuagens são traduzidas como "braço forte".
Segundo o diretor, o enredo do jogo foi baseado na ideia de uma aventura que ele gostaria de ter com seu filho, Helo. Embora Barlog admitisse que não queria que seu filho tivesse um relacionamento distante com ele, como Kratos e Atreus.
Lembra daquela nuvem vermelha que pairava no céu quando Atreus estava gravemente doente? Isso era para ser uma coisa muito sinistra, pois significava que Atreus estava à beira da morte. Como foi o caso nas mortes dos deuses gregos, a morte de Atreu teria visto seu corpo explodir no céu e gerar uma calamidade no mundo.
É raro existir um personagem que é resultado de deuses de mundos totalmente diferentes. Isso é o que torna Atreu único, já que ele não é totalmente grego ou nórdico. Mesmo na série God of War, Atreus é até agora o único personagem com ascendência diferente. Ser descendente de Zeus e dos Gigantes de Gelo é algo inédito.
Um vaso de 150 anos com a história de Kratos é encontrado em God of War de 2018. Isso significa que Atreus não tem a menor chance de conhecer sua irmã. Calliope nasceu quando Kratos tinha apenas 30 anos. Visto que ela era apenas mortal, Atreus nunca teria interagido com sua irmã mais velha. É um fato que Atreus tem uma irmã mais de 150 anos mais velha que ele.
Atreus era uma criança doente que só recentemente se tornou mais forte. As pessoas tendem a ignorar esse fato bastante por fazer parte de uma conversa passageira do jogo. Atreus não era próximo de Kratos porque ele dificilmente estava bem o suficiente. Mesmo quando Kratos estava em casa, Atreus estava fraco demais.
Atreus pode não desfrutar do luxo de voltar mais forte da morte como seu pai. Como Kratos lhe lembrou no final do jogo, Atreus também é parte mortal. Considerando que sua mãe Faye morreu de causas naturais, Atreus tem ainda mais motivos para acreditar em sua mortalidade.