“
Por Danilo Oliveira
The Last of Us esteve em desenvolvimento por dois anos até que o público soubesse dele. Na verdade, deveria ser revelado antes do lançamento de Uncharted 3 em 2011, mas seu anúncio foi adiado.
Os criadores de The Last of Us foram inspirados por certas partes em Uncharted 2, quando o jogador (jogando como protagonista Nathan Drake) iria colaborar com seu guia tibetano Tenzin para resolver puzzles e outras coisas em dupla.
The Last of Us começou depois que a Naughty Dog dividiu sua equipe de desenvolvimento em duas unidades separadas após o lançamento de Uncharted 2 em 2009. A ideia era que uma dessas unidades trabalhasse no próximo Uncharted, enquanto a outra se concentrava em outra coisa.
A inspiração para a infecção que os monstros sofrem em The Last of Us é o "Fungo Cordyceps", um tipo de fungo nojento que cresce na cabeça dos insetos, assumindo o controle das funções motoras do inseto, fazendo parecer que eles caíram em um estado de zumbi enlouquecido.
Outras inspirações importantes incluem os filmes True Grit e 28 Days Later, e os quadrinhos e séries de TV The Walking Dead. Ah, e o romance de Cormac McCarthy, The Road, é claro.
Antes do lançamento de TLOU, a Naughty Dog mentiu várias vezes dizendo que Ellie não seria uma personagem jogável, provavelmente porque eles esperavam que fosse uma grande surpresa quando os jogadores descobrissem que ela era de fato jogável.
A personagem Tess seria originalmente uma vilã na história principal, a ideia era que ela iria perseguir Joel e Ellie em uma busca por vingança depois que Joel a traiu. Druckmann eventualmente decidiu não usar Tess dessa forma porque sentiu que a criação de um vilão arquetípico tornaria a história do jogo muito genérica e parecida com um filme.
A Naughty Dog mostrou alguns tipos de infectados que não chegaram ao jogo final durante um painel na convenção PAX Prime de 2013. O vídeo os descreve como "bestas carecas com presas e fungos pegajosos crescendo em suas costas". Havia também monstros parecidos com zumbis mais genéricos.
Falando de monstros descartados, os desenvolvedores também deixaram de fora um elefante infectado que perseguiria Joel durante uma parte do jogo. No final das contas, eles decidiram não incluir animais infectados no jogo.