“
Por Danilo Oliveira
Joel nasceu por volta de 1980 e cresceu com seu irmão mais novo, Tommy, no Texas. Os pais de Joel não cuidam dele e de seu irmão o tempo todo. Então, Joel passa muito tempo cuidando de Tommy e os dois irmãos se tornam muito próximos.
Joel se casou com uma garota quando era adolescente e teve sua filha Sarah. Joel assume a responsabilidade de ser pai desde muito jovem. Portanto, ele não tem a chance de experimentar o que é ser um adolescente normal. O compromisso com sua filha demonstra sua maturidade e alma amorosa. Sua esposa, por outro lado, vai embora sem nunca mais voltar.
Joel começa a trabalhar como carpinteiro quando adulto. Ele e o irmão Tommy trabalham juntos, mas Joel começa a se preocupar em manter seu emprego. Desde muito jovem, ele tem uma grande ambição de começar seu próprio negócio.
Depois que a filha de Joel morre, ele fica extremamente deprimido. Ele testeminha o mundo inteiro sendo infectado e as famílias tendo que se separar. Em um momento Joel quase acaba com sua própria vida, mas decide que deve continuar porque algo dentro dele lhe dá esperança. No entanto, ele expressa seus sentimentos sombrios do mundo matando várias pessoas, algumas delas inocentes.
Joel conhece a principal protagonista do jogo, Ellie, e os dois formam uma forte ligação. Com a morte trágica da filha de Joel, ele se torna protetor de Ellie e preenche o vazio de Sarah com ela. Ellie vê Joel como uma figura paterna porque sua mãe faleceu quando ela era jovem. Ela nunca conheceu um pai.
Um dia, Joel vê Ellie em uma sala deserta lendo o diário de alguém. Ele diz a ela que ela deve ir embora, mas ela não quer. Frustrado, Joel diz a Ellie que ela não pode continuar fugindo porque fica preocupado quando não consegue encontrá-la. Ellie diz algo sobre como a preocupação de Joel vem de perder sua filha Sarah, o que o deixa irritado.
Joel sabe cantar e tocar violão. Ele é apaixonado por música e queria ser cantor quando era criança. A música é terapêutica para Joel porque permite que ele expresse suas emoções de uma forma crua e criativa. Ele canta e toca guitarra para Ellie, o que ajuda a se conectar com os sentimentos dele. Ele até dá a Ellie seu violão e a ensina a tocar.
Joel é uma pessoa profundamente carinhosa que sempre se esforça para fazer o que está de acordo com sua moral. No entanto, com o mundo desmoronando ele se torna menos preocupado em fazer a coisa certa e mais preocupado em permanecer vivo. Ele ainda consegue mostrar compaixão e amor pelas pessoas de quem gosta, como Ellie e seu irmão Tommy.
Sendo um protagonista em The Last Of Us 2, Joel possui muita força. Os jogadores controlam seu personagem e testemunham seus ataques, estrangulamentos e socos. Ele tem quase cinquenta anos e pode enfrentar oponentes com a mesma habilidade dos personagens mais jovens.
Os jogadores provavelmente notarão que Joel parece um cara normal, mas ele também é bastante intimidante para os inimigos. A aparência de Joel agrada ao pai que ele é para Sarah e a figura paterna que ele é Ellie. Ele também se parece com um americano típico que vive em uma área rural.