A Sony e a AMD anunciaram novas tecnologias de GPU que estão sendo desenvolvidas em conjunto para o PlayStation 6 (PS6), previsto para chegar ao mercado apenas em 2029.
A revelação foi feita em uma apresentação conduzida por Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 e PS5 Pro, e Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de computação e gráficos da AMD.
No vídeo em inglês de aproximadamente oito minutos, Cerny e Huynh confirmaram que as tecnologias gráficas do PS6 ainda estão em fase inicial de desenvolvimento, existindo apenas em simulações até o momento.
A nova geração de hardware busca superar os limites das abordagens atuais de upscaling, ray tracing e path tracing, que já atingiram o máximo de eficiência na arquitetura vigente.
Segundo Cerny, o objetivo é oferecer uma solução mais integrada entre as ferramentas gráficas da Sony e os componentes da arquitetura RDNA de próxima geração da AMD.
Entre as novidades estão os núcleos Radiance, desenvolvidos para otimizar o processamento de ray tracing e path tracing, resultando em iluminação mais realista e sombras dinâmicas mais precisas.
Com o suporte desses núcleos especializados, outros componentes do console poderão ser dedicados a tarefas como o processamento de shaders e texturas, que também receberão melhorias significativas.
O sistema contará com o FSR Redstone, uma nova técnica de upscaling com inteligência artificial desenvolvida pela AMD, que utiliza o método Neural Radiance Caching para aprimorar a nitidez e o detalhamento visual sem comprometer o desempenho.
Outra inovação confirmada é a Universal Compression, uma evolução da tecnologia Delta Color Compression já presente nas GPUs atuais. De acordo com a Sony, essa nova abordagem permitirá compactar todos os elementos do pipeline gráfico, não apenas texturas e renderizações de destino.
A mudança resultará em maior largura de banda disponível para a GPU e eficiência energética aprimorada, permitindo gráficos mais detalhados e mais quadros por segundo com menor consumo de energia.
De acordo com Jack Huynh, as melhorias propostas pela Sony e a AMD devem tornar o PS6 capaz de entregar desempenho superior mesmo em dispositivos portáteis, o que pode beneficiar futuros projetos de um PlayStation portátil, conforme indicam rumores recentes.
O desenvolvimento conjunto entre Sony e AMD reforça a continuidade da parceria que vem desde o PS4, com foco em inovação gráfica e eficiência computacional.
Ainda não há previsão de quando as tecnologias serão implementadas em hardware real, mas a expectativa é que o PS6 inaugure uma nova geração de renderização avançada e realismo visual nos jogos eletrônicos.
Fonte: Tudo Celular
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