Comentários

A poucos dias do lançamento, Hollow Knight: Silksong segue entre os jogos mais aguardados de 2025. Isso acontece porque a sequência não apenas expande o universo do título original, como também apresenta cenários únicos e mecânicas inéditas.

Após anos de silêncio, a Team Cherry revelou a estreia de Silksong para 4 de setembro, durante a Gamescom 2025, na Alemanha.

O título voltou aos holofotes com o anúncio do Nintendo Switch 2 e, desde então, passou a dominar as conversas do mercado de games.

Considerado o “GTA VI dos indies”, Silksong surpreendeu o público com seu anúncio e fez outros desenvolvedores adiarem seus lançamentos para evitar competir diretamente com suas vendas.

O jogo estará disponível para PC (Windows, macOS, Linux), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox e Nintendo Switch, com futuro lançamento para o Nintendo Switch 2.

Trailer de Hollow Knight: Silksong revela novidades na jogabilidade

No trailer de Hollow Knight: Silksong apresentado na Gamescom, os jogadores puderam observar as novas habilidades que usaremos com a Hornet

Além das habilidades básicas do jogo original, agora será possível utilizar movimentos únicos que o Cavaleiro não tinha.

Primeiro, uma função básica que parecia faltar em Hollow Knight, correr. Logo no início do trailer, quando Hornet usa um dash para se esquivar, ela ganha velocidade inicial maior.

Isso pode ser um efeito de amuleto ou uma habilidade disponível desde o início do jogo. O mesmo vale para o efeito de planar, provavelmente será uma de suas características padrão.

Muitos jogadores estão ansiosos para testar outra habilidade, o arremesso de agulha. Além disso, essa habilidade foi muito explorada em Hollow Knight nas primeiras vezes que lutamos contra a personagem.

Hollow Knight Silksong
Foto: Divulgação

Também haverá novidades sobre as artes da espada, habilidade única capaz de perfurar múltiplos inimigos em área. Você pode combinar estes ataques especiais com ataques básicos, dashes e pulos, o que torna as lutas ainda mais estilosas e precisas.

Além das habilidades, quem jogou Hollow Knight sabe que uma das características principais do jogo são os amuletos.

Nele, existem 45 tipos diferentes com funções únicas, equipar os amuletos certos pode fazer a diferença na hora de vencer um boss e passar de fase.

O trailer não confirmou se isso continuará na personagem, apesar disso, a Hornet poderá conseguir melhorias chamadas Crests e ferramentas. 

Dentro dessas Crests, estão melhorias especiais, uma delas permitindo o jogador realizar três ataques consecutivos e a utilização de projéteis arremessáveis.

Logo abaixo da sua barra de vida, terá um novo medidor que enche ao atacar inimigos e se esgota ao usar habilidades. Controlar esse equilíbrio será fundamental para os melhores jogadores.

Valor de Hollow Knight: Silksong

O possível preço já foi divulgado de forma acessível, na loja americana Gamestop, o jogo entrou em pré-venda por US$19,99.

No entanto, seguindo a tendência de plataformas como a Steam, é pouco provável que seja apenas a conversão direta da moeda. As expectativas indicam que o jogo custará até R$100. 

Ainda assim, quando consideramos a dimensão que Silksong tomou e o tempo de investimento nele, percebemos que esse valor pode ser considerado baixo.

Principalmente, quando comparado a jogos de grandes produtoras que muitas vezes não entregam a mesma qualidade que a Team Cherry.

Conheça a Team Cherry, desenvolvedora do game

Composta por apenas três pessoas, a Team Cherry foi responsável por revolucionar a indústria indie e até mesmo influenciar jogos AAA.

O primeiro jogo da desenvolvedora, Hollow Knight, chegou em fevereiro de 2017 e hoje já superou a marca de 15 milhões de cópias vendidas.

Dois anos após o lançamento, a Team Cherry anunciou a sequência Silksong. A princípio, a equipe planejou o projeto como uma DLC do jogo original, porém a produção cresceu muito além do que eles esperavam.

A equipe atual reúne Ari Gibson, William Pellen e Jack Vine. Cada um dos três possui grande talento e autonomia para explorar suas criatividades e tornar o jogo o melhor possível. 

Gibson e Pellen dividem o game design, um cuida da ambientação, artes e animações, o outro cria os chefes, inimigos e a atmosfera do jogo. A equipe chamou Vine para otimizar as novas features e truques que a Hornet terá em Silksong.

A decisão de tornar Silksong um jogo independente veio dos próprios game designers, que perceberam que a ideia da DLC seria maior que o jogo base. Com isso, decidiram adiar a entrega do jogo e deixar seu lançamento com prazo indefinido, até agora.

Voltando a 2013, dois amigos australianos decidiram realizar o sonho de criar um jogo do jeito que sempre imaginaram.

William Pellen, um web designer que sempre teve vontade de fazer seu próprio jogo, e Ari Gibson, um animador digital já experiente no cenário. 

A partir de conexões mútuas, os dois passaram a trabalhar juntos para publicarem seus primeiros jogos para game jams, competições amadoras de desenvolvimento de jogos. Essas primeiras criações deram origem ao Hollow Knight.

O primeiro jogo publicado para uma game jam se chamava Hungry Knight. Já trazia o cavaleiro sombrio como personagem principal e continua disponível na plataforma Newgrounds.

O jogo era simples, bastava derrotar inimigos aleatórios para coletar cerejas a cada 10 segundos. Mesmo assim, esse pequeno experimento acabou dando origem à maior obra da Team Cherry.

Depois disso, as participações em diversas game jams foram decisivas para consolidar a equipe. Cada campeonato trazia um tema diferente, e um deles, na Ludum Dare 2014, foi “Abaixo da Superfície”.

Assim, a junção do Hungry Knight com esses temas explorados se tornou o ponto-chave que levou os criadores a desenvolver uma das maiores produções indies já vistas.

Leia mais:

Fonte: YouTube



Comentários