Por Danilo Oliveira
Sandygast é um monte de areia parecido com um castelo encontrado nas praias tropicais de Alola. Se uma criança o toca, ele assume o controle dela e a força a empilhar mais areia nele para que possa crescer. Sandygast é na verdade o ressentimento dos mortos, que decidiram possuir um castelo de areia inacabado.
Em FireRed e LeafGreen esse Pokémon se escondia na Floresta Berry, onde tentou sequestrar uma jovem. Suas descrições na Pokedex revelam mais de seus comportamentos perturbadores. Ele usa seu pêndulo para colocar os humanos rapidamente para dormir, e então "festeja nos seus sonhos".
Os gritos de Mismagius deixam todos os que os ouvem com dores de cabeça e alucinações, atormentando-os muito depois do encontro.
De acordo com a Pokedex, Runerigus é uma pintura rupestre que foi amaldiçoada. Se você tocá-lo, receberá as memórias marcantes que a pintura retrata. O que torna isso tão sombrio é que as memórias são de um evento real que realmente aconteceu.
Spiritomb é na verdade um amálgama de 108 espíritos, um número inspirado na mitologia chinesa e budista. Esses espíritos foram amarrados a uma fissura em uma Odd Keystone por 500 anos como punição por algo que fizeram.
Entre em sua floresta e ela fará de você seu jantar. Tente correr, ele assumirá o controle de outras árvores para prendê-lo, brincando com você enquanto ele o torna sua presa. Suas intenções não parecem ser totalmente cruéis, sua atitude territorial deriva do desejo de proteger os outros Pokémon que vivem na floresta.
Embora Blacephalon seja um tipo Fantasma, não é assustador da mesma forma que muitos outros. Ele não perde tempo com maldições ou qualquer coisa; em vez disso, ele identifica sua presa, desliza rapidamente em direção a eles, explode sua própria cabeça e os mata.
Dhelmise balançam suas enormes âncoras para incapacitar a presa, e com com seus filamentos de algas marinhas a puxam para as profundezas dos oceanos para afogá-la. As crianças brincando nas praias de Alola certamente têm bons motivos para ficar nas águas rasas.
Sableye é um Pokémon relativamente fofo, porém de acordo com sua descrição na Pokedex, sempre que seus olhos estiverem brilhando, ele irá drenar o espírito de qualquer um que vagueia em sua caverna.
Quando os cardumes de Basculin tentam migrar, eles nadam rio acima. Infelizmente, a maioria dos peixes está fraca demais para sobreviver às fortes correntes. Os espíritos de todos os Basculin caídos habitam um dos sobreviventes, que se torna a Basculegion, um peixe maior e mais forte carregando constantemente o peso de seus companheiros caídos.