Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Em agosto, a gigante editora de jogos Sega anunciou a aquisição da Rovio Entertainment. Se esse nome lhe parece familiar, é porque essa é a desenvolvedora do imenso sucesso mobile Angry Birds. Desde o grande êxito do jogo original Angry Birds em 2009, a Rovio tem lançado sequências e spin-offs para a franquia, além de ter utilizado a licença para dois filmes e uma série de TV. Contudo, parece que a Sega tem planos ainda maiores para o estúdio, especialmente quando se trata de explorar novas propriedades intelectuais (IPs). Hoje, Shuji Utsumi, co-COO da Sega e presidente de jogos para consumidores e transmídia, falou extensivamente sobre a nova parceria na Roviocon e revelou alguns detalhes sobre o que a Rovio pode estar trabalhando a seguir.
Segundo relatos do mobilegamer.biz, Utsumi brincou dizendo que Sonic e Angry Birds estão "namorando", o que resultará em um próximo crossover. No entanto, a parte mais intrigante das notícias é o que ele disse em seguida. "A Sega possui um portfólio robusto de inúmeras IPs e personagens que se tornam muito mais atrativos ao dar as boas-vindas à IP dos Angry Birds", disse Utsumi. "Para maximizar o valor dessas grandes IPs, implementamos uma estratégia de transmídia que aborda de forma abrangente uma base de fãs global por meio de canais digitais e físicos."
Contrariamente ao que se poderia presumir, essa parceria já tem planos que vão muito além de Sonic. Utsumi disse: "Atualmente, a Sega e a Rovio estão trabalhando em novos projetos de jogos para dispositivos móveis baseados em nossas próprias IPs... mas Sonic não é a única IP a se beneficiar da expansão para a plataforma móvel. Isso será um impulso potencial para outras IPs-chave da Sega, como Yakuza e Persona." Obviamente, tudo isso ainda está em estágios relativamente iniciais de planejamento, mas parece certamente que a Rovio poderá estar ajudando nos próximos projetos mobile tanto de Like a Dragon (anteriormente Yakuza) quanto de Persona.
É claro que, para quem tem acompanhado Persona nos últimos anos, isso não é surpreendente. Afinal, mais cedo neste ano, Persona 5: The Phantom X vazou e dizem que se trata de um jogo para dispositivos móveis. Também sabemos que há pelo menos dois novos jogos de Persona chegando em 2024. O primeiro é Persona 3 Reload, um remake atualizado do jogo clássico, mas o outro é muito provavelmente The Phantom X. A Rovio não estava trabalhando em The Phantom X, mas um evento de crossover com Angry Birds poderia ser uma boa forma para as duas partes testarem as águas.
Quanto a Like a Dragon, essa franquia poderia facilmente adicionar Angry Birds à série principal por meio de seus populares fliperamas. Temos visto a Sega incluir jogos antigos como Virtua Fighter há anos, então adicionar Angry Birds provavelmente seria relativamente fácil. A franquia Like a Dragon também possui um enorme elenco de personagens, o que tornaria um jogo mobile algo que faria muito sentido. Já foram lançados alguns jogos mobile gacha da franquia no Japão, então trazer esses jogos também seria outra forma fácil de testar a parceria.
De qualquer forma, é evidente que a Sega fará tudo o que puder para aproveitar a expertise da Rovio no espaço de jogos para dispositivos móveis. O estúdio provou sua competência com Angry Birds e deve se destacar com IPs estabelecidos como Sonic, Persona e Like a Dragon.
Comentários