Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Alan Wake 2 chegou após muitos anos de espera e sem dúvidas trouxe uma obra marcante, com uma identidade única.
Confira a seguir a nossa análise completa do game.
A nova geração chegou, mas não somente isso...
Após alguns bons anos de nova geração, começo dizendo que Alan Wake 2 tem a cara do que de fato esperávamos ver nos novos consoles.
O jogo apresenta visuais estonteantes, os quais são marcados pelos detalhes em pequenos pontos, ambientações muito boas, imersão em seus diferentes momentos e muito, muito realismo na sua proposta.
Seja na gameplay, nas cutscenes ou é claro, na própria atuação dos atores, o game entrega tudo que se espera. Inclusive, algumas tecnologias utilizadas são muito bem empregadas, como a mudança constante de cenários durante o game. Através de um sistema de "luzes" e de troca dos ditos cenários, temos uma mudança completa de um mesmo ambiente em poucos segundos. É impressionante.
Continuando na gameplay, o jogo consegue misturar suspense, terror e investigação. Jogando na pele da protagonista Saga Anderson, é muito interessante trabalhar nos quadros investigativos, juntando pistas e assim conseguindo avançar no game. Neste mesmo sentido, temos os perfis de cada personagem da trama, o que vai ajudando na progressão da história e do entendimento.
Já como Alan Wake, o jogo se torna mais complexo, havendo necessidade de pensar mais sobre o que fazer de fato, com vários enigmas na junção do que diz respeito aos cenários e mundos paralelos.
O terror está bem presente, com alguns "sustos" tradicionais ocorrendo durante a gameplay e com momentos de muita tensão. Antes de evoluir alguns dos seus atributos, é fácil de acabar morrendo e os recursos são na medida, mas mais para escassos do que abundantes. É importante saber quando usar os itens e quando dar no pé.
Agora, os pontos principais do game, na minha opinião: A história e as atuações.
O trabalho realizado em Alan Wake 2 é profundo e um daqueles que ficam na cabeça dos jogadores por bastante tempo. Digo, com certa tranquilidade, que o jogo conseguiu superar e muito o primeiro game.
Não pule absolutamente nada do game, pois tudo vale muito a pena!
Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais notícias de Games
A narrativa é toda amarrada, mas temos algumas nuances que são variáveis. Primeiro, jogamos com Saga e Alan, protagonistas os quais se juntam em busca do objetivo principal da trama, mas cada qual tem suas próprias problemáticas.
Seguindo isso, trabalhamos com um mundo "escuro" e o mundo real, onde as histórias acabam se mesclando e fazendo com que a realidade se diversifique. É complexo, mas vale muito a pena jogar para entender.
Novamente falando as atuações, o trabalho é sensacional, talvez, o melhor de 2023. Com inserções dos atores reais em diversos momentos, o jogo trabalha até de certo modo com uma quebra de quarta parede, sendo bem empolgante a forma como realiza isso.
Além de tudo, a excelente trilha sonora não pode passar em branco, com um momento em específico do game que deve, sem dúvidas, ficar na memória de quem jogar.
No total, foram 18 horas de gameplay, com destaque para que poderiam ser mais, buscando alguns itens secundários e explorando mais áreas.
Também, não tive qualquer problema de bugs e a performance foi boa, com pequenas quedas de FPS em determinados momentos, mas bem sutis.
VEJA MAIS
Vale a pena?
Alan Wake 2 é um jogo que vale muito a pena!
Para fãs de jogos de terror, suspense, de belos gráficos e boas narrativas, é um prato cheio. Caso nenhum desses "tipos" seja o seu, ainda assim vale você apostar, pois o game é excelente em tudo que faz.
Sem dúvidas, está entre os melhores jogos do ano e sua narrativa é fenomenal, devendo ser muito bem falado com o decorrer do tempo.
Ele tem aquele algo a mais que poucos jogos conseguem e por tudo que entrega, é difícil não dar só elogios ao game.
- Desenvolvedora: Remedy
- Publisher: Remedy
- Plataformas: PS5, PC e Xbox Series S/X
- Review feito no: PS5
- Um dos melhores da nova geração
- História incrível
- Trilha sonora marcante
- Atuações excelentes
- Boa gameplay
Comentários