No último dia 17 de Outubro, foi lançado o game Sonic Superstars. Com versões para Nintendo Switch, Xboxone, Xbox Series S/X, PS4, PS5 e PC, o jogo busca trazer a nostalgia dos clássicos da franquia enquanto oferece camadas de inovação e estilo.
Infelizmente, o novo jogo do ouriço azul é um fracasso de vendas, pelo menos até o momento da publicação deste post.
NÚMEROS DE VENDAS
- Enquanto Mario Wonder, na semana do dia 17 ao dia 22 de outubro, vendeu 638 mil cópias em mídia física no Japão, Sonic Superstar vendeu pouco mais de 4 mil cópias no mesmo período;
- Na Steam, maior loja de jogos digitais do PC, foram vendidas apenas 30 mil cópias do novo game do Sonic em 3 dias. Para motivos de comparação, Sonic Frontiers, título anterior da franquia, superou as 300 mil cópias vendidas em apenas 1 mês, tendo seu maior pico de popularidade em seus primeiros três dias no tradicional serviço de vendas;
- O game Sonic Frontiers não ficou nem mesmo entre os 30 jogos mais vendidos da Nintendo Eshop brasileira das duas últimas semanas.
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POR QUE ISSO ACONTECEU?
Existem diversos motivos para o aparente fracasso de vendas de Sonic Superstars, já que o mercado internacional de jogos digitais é extremamente complexo e volátil. Porém, três razões para o ocorrido podem ser destacadas, na visão do jornalista que vos escreve (Guilherme Oss):
- O jogo foi lançado em uma época ruim: Sendo liberado no dia 17 de Outubro, Sonic Superstars competiu diretamente com Super Mario Bros Wonder e Spider-Man 2 (ambos lançados no último dia 20) e também com Alan Wake (27 de outubro). Esta é uma briga de gigantes, e o ouriço não teve gás suficiente para vencer;
- A Sega não soube divulgar bem o seu produto: os trailers liberados na internet e as demonstrações disponibilizadas em evento não conseguiram passar a alta qualidade do título. O material divulgado passa a sensação de um jogo genérico e pouco atrativo;
- O hype de Sonic Superstars não foi bem administrado: criadores de conteúdo e jornalistas da mídia especializada não receberam informações ou incentivo suficiente para produzir materiais que trouxessem um sentimento de expectativa pelo título. Pouco se produziu em termos de comunidade se compararmos com o barulho provocado por Sonic Frontiers.
O que nos resta agora é torcer para que a Sega consiga dar a volta por cima, obtendo boas vendas de Sonic Superstars no período de festas de final de ano.
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