Hideo Kojima é considerado uma verdadeira lenda na indústria dos games e ele ganhou essa fama por ter criado aquela que é considerada a franquia definitiva de espionagem: Metal Gear, uma série cheia de cenas, momentos e personagens icônicos.
Agora, ficou ainda mais fácil para os fãs conhecerem esta série, afinal, temos o lançamento da coletânea com os primeiros jogos da série e também um remake de Metal Gear Solid 3, considerado como a Magnum Opus do game designer. Com tantos novos jogadores experimentando esta série, temos aqui um guia de como jogar a série em ordem cronológica, facilitando o entendimento daqueles que querem se aventurar nesta franquia. Vamos lá?
Mas antes, eu gostaria de pedir que você se inscreva no canal e deixe seu like para fortalecer o trabalho aqui. Já fez isso? Então, vamos nessa:
Quantos jogos de Metal Gear existem?
Ok, antes de mais nada, sem contar as coletâneas, remakes, ports ou remasterizações, existem 17 jogos únicos de Metal Gear - 11 são da série principal, 5 são de consoles portáteis e um está no mobile. Primeiramente, vale dizer que nem todos são canônicos, já que suas histórias contam eventos derivados da série principal e fora do universo idealizado por Kojima.
Um exemplo disso é Metal Gear Survive, que se passa em uma realidade apocalíptica onde um vírus zumbi tomou a Terra. Já os jogos de PSP, Metal Gear: ACid e Metal Gear Acid 2 contam uma nova história, uma realidade alternativa. Também temos o jogo de Game Boy, Metal Gear Ghost Babel, que é uma realidade alternativa que ignora os eventos de Metal Gear Solid 2. E, finalmente, temos Metal Gear Mobile e Snake’s Revenge, que Kojima já disse que não são canônicos.
Assim, sobram 11 jogos da série principal. Cada game é considerado como parte da verdadeira saga de Metal Gear, contando uma história que começa nos anos 60 e segue até 2010.
Jogando em ordem cronológica
Abaixo, você encontrará a sequência em ordem cronológica, ou seja, seguindo os acontecimentos e não a ordem de lançamento dos jogos. Confira:
Metal Gear Solid 3: Snake Eater
O primeiro jogo da série que você precisa jogar é Snake Eater, que ganhou um remake recente - Snake Eater segue um agente com codinome Naked Snake durante a Guerra Fria. Ele é enviado para localizar e resgatar um cientista russo da União Soviética para evitar que ele construa uma arma de destruição em massa, chamada Shagohod. Entretanto, Snake acaba tendo que enfrentar sua mentora, The Boss, que traiu o governo dos Estados Unidos e se aliou aos soviéticos.
Porém, logo no primeiro embate entre os dois, Naked Snake é humilhado e deixado na selva. Ele sobrevive e agora tem que retornar para a Rússia, vencer sua mentora e evitar que a Shagohod seja ativada. No fim da história, Naked Snake adota o codinome Big Boss, se tornando uma lenda entre as Forças Especiais Americanas. Entretanto, sua batalha com a The Boss e os segredos que ele descobriu fazem com que ele se decepcione com o governo que ele serve.
Metal Gear Solid: Portable OPS
Seis anos depois de Snake Eater, Metal Gear Solid: Portable Ops coloca o Big Boss contra seu antigo esquadrão a Fox Unit. O jogo começa com Big Boss descobrindo que a FOX traiu a CIA e agora gerou uma revolta.
Capturado e torturado em uma base na Colômbia, Boss se liberta e descobre que ele está sendo acusado de traição. Para limpar seu nome, ele decide caçar seus antigos aliados e perseguir seu líder, Gene. No fim, ele descobre que Gene queria criar uma nação de mercenários chamados como Army’s Heaven e consegue muitos recursos e equipamentos que iriam para esse projeto. De volta aos Estados Unidos, ele cria um novo esquadrão, o FoxHound.
Metal Gear Solid: Peace Walker
Quatro anos depois de Portable Ops, vemos que Big Boss deixou a FOXHOUND. Agora, ele criou um bando de mercenários conehcidos como MSF ao lado de Kazuhira Miller. usando seu novo exército para proteger países que não possuem forças militares para se defender, Big Boss e Miller começam uma guerra contra uma milícia conhecida como Peace Sentinels após eles invadirem a Costa Rica.
A coisa se complica quando ele descobre que sua mentora estava envolvida nos planos desta milícia. Para piorar, eles tem acesso às armas nucleares, além de um poderoso mecha, chamado Peace Walker. O jogo termina com o Big Boss batalhando contra Paz, que se tornou agente da organização governamental, Cipher.
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes
Poucos meses após os eventos de Peace Walker, Ground Zeroes funciona como um prólogo para Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. A história mostra o Big Boss embarcando em uma nova missão depois de saber que Paz sobreviveu à batalha entre os dois e está sendo interrogada pela Cipher em uma base misteriosa. Como ela tem informações sobre a Cipher e pode revelar segredos sobre a MSF, ele decide buscá-la.
Ao se infiltrar na base, ele descobre uma célula da Cipher, chamada XOF, liderada por Skull Face. O prólogo termina com Snake extraindo Paz e descobrindo que seus aliados estão sendo atacados pela XOF em sua base. O massacre destrói o local e deixa Big Boss à beira da morte.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Nove anos depois, vemos Big Boss acordando em um hospital no Chipre. Fugindo de uma tentativa de assassinato por um homem coberto em chamas, Boss é salvo por Revolver Ocelot e retorna à ação para liderar um grupo chamado de Diamond Dogs.
Jurando parar a XOF depois deles terem destruído sua base, ele adora o nome de Venom Snake (quem jogou, sabe que isso aqui omite uma informação importante) e vai para a África para seguir a trilha dos seus inimigos. Skull Face está trabalhando em uma arma com poder para destruir o mundo ocidental. O jogo termina com Big Boss colocando seus planos em ação para criar uma nação militar chamada de Outer Heaven, onde os soldados estão livres para viver sem serem usados pelos seus governos.
Metal Gear
11 anos depois, a história chega no primeiro jogo da série: Metal Gear. O jogo mostra Solid Snake, um novato e membro da FoxHound, que está sendo liderada novamente pelo Big Boss, que age como mentor de Snake. Em sua primeira missão, Solid Snake é enviado para encontrar uma arma de destruição em massa, construída por uma nação militar chamada Outer Heaven.
Durante sua missão, ele encontra um agente chamado Grey Fox, que também foi enviado com a mesma missão. Grey Fox revela que a arma misteriosa é chamada de Metal Gear, que tem o poder de lançar bombas nucleares. O jogo termina com Solid Snake e Big Boss se enfrentando, já que ele revela que é o responsável por Outer Heaven.
Metal Gear 2: Solid Snake
4 anos depois, Solid Snake retorna à ação depois de descobrir que Big Boss sobreviveu aos eventos do jogo anterior e está construindo um novo Metal Gear para a nação de Zanzibar.
Com uma nova equipe, Snake se infiltra em Zanzibar e tenta destruir o Metal Gear, enquanto enfrenta o Big Boss e seus soldados.
Metal Gear Solid
Seis anos depois de Metal Gear 2, Solid Snake retorna em uma nova missão. Desta vez, ele tem que enfrentar a FOXHOUND, que se voltou contra os Estados Unidos e tomou uma base chamada de Shadow Moses.
Snake vai até lá e enfrenta vários membros da FOXHOUND, incluindo Revolver Ocelot, Psycho Mantis e uma versão ciborgue de Greyfox. Ele também conhece Liquid Snake. O jogo termina com Snake sendo declarado morto em ação pelo Coronel Campbell. Entretanto, ele sai vivo de lá.
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Dois anos depois, Solid Snake, que agora é um mercenário, caça um novo Metal Gear, que é roubado por Revolver Ocelot. Só que Snake é culpado pelo desastre que acaba acontecendo lá, espalhando óleo. Dois anos depois, seguimos um novo protagonista: Raiden, um agente da FOXHOUND, que é enviado para Big Shell, lugar construído para limpar o óleo que vazou durante os eventos que iniciam o game. Big Shell é atacada por um grupo militar chamado de Sons of Liberty, que mantém o presidente dos Estados Unidos como refém.
Ao se infiltrar no lugar, Raiden descobre que nem tudo é o que parece. No fim do jogo, Solid Snake se junta à missão de Raiden, dizendo que ele está indo atrás de Ocelot, que foi possuído por Liquid Snake.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Marcando o final da história principal e a missão final de Solid Snake, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots começa três anos depois dos eventos de Sons of Liberty. Graças ao processo de clonagem usado para criar Snake e a ativação do vírus FOXDIE que ainda está em suas veias, descobrimos que seu corpo está envelhecendo rapidamente com o protagonista descobrindo que só tem um ano de vida. Ele adota o codinome Old Snake e retorna para sua missão final.
Ele precisa vencer Liquid Ocelot, que está liderando uma nova versão de Outer Heaven, que é composta pelos principais grupos militares do oriente médio. Equipando seu corpo com nanomáquinas, Snake vai atrás de Ocelot, descobrindo que seu inimigo pretende localizar o corpo do Big Boss e executar um plano misterioso. Enquanto Snake lida com seu envelhecimento e mutação, ele se prepara para a luta final contra seu principal adversário.
Metal Gear Rising: Revengeance
A última história considerada canônica pela Kojima Productions (mas que foi excluída da lista posteriormente por Hideo Kojima) é Metal Gear Rising, que é focada em Raiden. Aqui, descobrimos que ele foi transformado em um ciborgue e a história se passa 4 anos após Metal Gear Solid 4. Raiden agora trabalha para uma empresa chamada Maverick Security Consulting.
Durante uma operação na África, Raiden é atacado por uma empresa rival. Ferido e deixado para morrer por seu comandante, Raiden continua sua investigação e descobre segredos sinistros sobre o grupo rival. Assim, ele promete destruir a Desperado.
Como jogar a série Metal Gear por ordem de lançamento?
- Metal Gear (1987)
- Snake’s Revenge (1990)
- Metal Gear 2: Solid Snake (1990)
- Metal Gear Solid (1998)
- Metal Gear Solid: Ghost Babel (2000)
- Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)
- Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)
- Metal Gear Solid: Acid (2004)
- Metal Gear Solid: Acid 2 (2005)
- Metal Gear Solid: Portable Ops (2006)
- Metal Gear Solid: Mobile (2008)
- Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008)
- Metal Gear Solid: Peace Walker (2010)
- Metal Gear Rising: Revengeance (2013)
- Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (2014)
- Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015)
- Metal Gear Survive (2018)
Veja mais:
Comentários